domingo, 5 de outubro de 2014

Catequese a dobrar

Como diria o nosso pároco Padre Ilídio "o catequista é o braço direito do sacerdote". É uma grande verdade e vem acompanhada de grandes bençãos de Deus na vida de quem se doa nesta missão tão importante, dar a conhecer o amor de Deus às crianças . Eu posso testemunhar isso. Deus ajuda-nos mesmo, dá-nos forças quando não temos tempo ou quando estamos mais cansados. 
Este ano, o desafio era ambos sermos catequistas. Que alegria!
 Então surgiu outro desafio: como nos vamos organizar para ambos darmos catequese, com os três filhos atrás? Bom, o Serge disse-me logo que só  poderia dar aos Domingos, pois durante a semana tem as explicações e aos sábados os escuteiros. Ok, haveríamos de arranjar uma solução. A hora ideal para ele seria antes da santa missa. Ainda tentámos que a catequista do Gabriel desse na mesma altura, mas não foi possível. O ideal era alternarmos a catequese e um de nós ficava com as crianças mas foi impossível encontrar um horário... Aí lembei-me de tantas vezes que levei a Clarinha bebé para a catequese e como ela se portava bem e gostava.
 Não tivemos alternativa, marcámos os dois a catequese para o mesmo dia da semana e mesma hora. E as crianças? 
Eu tenho o grupo do 6º ano, levei comigo o Gabriel e a Sofia. Como era a hora da sesta da Sofia, ela dormiu o tempo todo no porta bebés e o Gabriel foi o meu braço direito para buscar os materiais necessários ao longo da catequese. Levei também uma manta, para estender no chão da sala, caso a Sofia ficasse acordada ou quisesse brincar e o Gabriel tomava conta dela. O Serge tem o grupo do 9ºano e ficou com a Clarinha, que ficou a catequese toda sentada a fazer desenhos. Correu muito bem! Graças a Deus! Se por acaso, um de nós estiver doente o outro junta as duas turmas, que são pequenas, e realiza uma catequese adaptada. Sei que vai haver catequeses mais complicadas e cansativas, mas confio plenamente que Deus lá estará para nos amparar nesses momentos.
Afinal, estamos lá em nome de Deus!
O que mais desejamos é que estas crianças e jovens façam uma boa caminhada na fé e  sintam ao fim do ano um amor maior a Deus.

Desafio a todos aqueles que dizem que não têm tempo para dar catequese, pois eu sei  que o esforço que nós podemos despender para nos doarmos não é nada comparado com as bençãos que Deus vai derramar ao longo da nossa vida. Eu acredito que Deus coloca um anjo especial ao lado de todos aqueles que servem com amor a sua paróquia, em especial, os catequistas...
Arrisquem!  

Sem comentários:

Enviar um comentário