quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Os brócolos e os talentos de Deus

-" Mãe, posso ir contigo à horta apanhar os brócolos?"
-" Claro, Gabriel! Sabes que eu preciso sempre de ajuda. Tenho sempre as mãos cheias..."
No nosso terreno temos uma pequena horta e na casa ao lado vivem os meus pais e avô e lá a horta é enorme. Costumamos lá ir também buscar vegetais e legumes frescos que tanto apreciamos. Gostamos deles na sopa ou simples cozidos a vapor regados com um fio delicioso de azeite no prato. E de manhã sempre que podemos costumamos fazer sumo de legumes fresquinhos. A sofia adora o sumo, bebe da mesma forma e vigor como se tratasse de um copo de leite. 
Lá fomos nós apanhar brócolos na horta da avó ( pois os nossos brócolos ainda são pequenininhos). Mal chegamos eu comecei a apanhar outros legumes e o Gabriel ficou algum tempo parado a olhar pensativo para os brócolos.
- " Gabriel, não me querias ajudar a apanhar os brócolos?"
- " Sim, mas... mãe, estes brócolos não têm nada para apanharmos. Vês, só tem cabecinhas pequeninas..."
- " Não ligues a isso. Começa a apanhar o que vês, mexe nas folhas, vê o que está escondido por baixo. Vá, não ligues às aparências..."

O Gabriel lá começou pouco convencido. Uma vez por outra, dizia:
- " Mãe, olha este!"

Todo contente foi recolhendo as pequenas e médias cabeças de brócolos que encontrava escondidas e levou-as embrulhadas na camisola. Depois, todo feliz, dizia:
-" Olha, mãe, já não cabem mais!"

Esta simples história, deu uma linda catequese lá em casa e fez-me pensar em muitas coisas na nossa vida espiritual...

Ao falar com o Gabriel, disse-lhe:
-" Sabes, Deus criou-nos únicos. Não há uma pessoa em todo o mundo igual à outra, por isso, Deus no seu grande amor colocou no coração de cada um de nós pequenas tarefas únicas, ou talentos que podemos realizar e desenvolver nesta vida. Às vezes, não estão à vista, ou são pequeninos demais que não lhe damos importância. Mas, se cada um de nós, por ao serviço o pouco que tem ou trabalhar para encontrar aqueles talentos que estão escondidos, juntos transformaremos o mundo e realizaremos na plenitude aquilo que Deus quer de nós. Isso sim, é a verdadeira felicidade!"
E continuei:
- " Gabriel, não dês demasiada importância às aparências..."

Aquele canteiro verdinho de brócolos, fez-me lembrar as famílias de Caná. Se cada família, der o pouquinho que tem de qualidades ou talentos, então a obra crescerá, não só em número mas principalmente em qualidade e união com a vontade de Deus.
Mas muitos dizem:
" Eu não tenho jeito para nada, nem sequer tenho tempo. A minha família está muito longe deste ideal de oração " Isso é só uma aparência... Se têm noção que têm muito a melhorar isso é positivo. Trabalhem nisso, pois a recompensa de Senhor é enorme! É o único caminho para a verdadeira felicidade.
Todos nós temos qualidades e talentos, mesmo escondidos lá no fundo de nós, eles existem e se queremos a felicidade, temos de fazer tudo para encontrá-los... Muitos de nós, sem se aperceberem comparam-se com outras pessoas e esforçam-se por imitar alguém ou por ser melhor que alguém. Isso é uma ilusão terrível, e só nos leva à desilusão e tristeza. Nunca seremos iguais a ninguém, nem melhores! Somos únicos!  Temos, sim, de deixar que venha à luz o nosso melhor! Isso, sim! E tudo isso, se trabalha em grupo, em família...

1 comentário:

  1. Bom dia família Almeida!
    É com alegria que vos informo acerca do blog que criei
    umajovemcatolica.blogs.sapo.pt

    Desculpem não comentar com frequência, a timidez costuma falar mais alto. Prometo que a partir de agora será diferente.
    Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar