sábado, 1 de novembro de 2014

O Francisco e a Jacinta...

Hoje é dia de festa na Igreja: celebramos o Dia de todos os Santos. Cá em casa gostamos muito de estudar e pesquisar a vida dos santos, que são fonte de inspiração na nossa caminhada rumo ao céu. Com os mais pequenos andamos a estudar a vida de crianças que ao morrerem cedo deixaram o seu testemunho de santidade, e hoje são modelo para nós e para toda a Igreja. 
Quinta-feira á tarde, a Clarinha ao chegar a casa, disse-me que na escola lhe tinham contado histórias sobre as bruxas e que no dia seguinte se iam mascarar. Sei que tudo isso não é feito com maldade na escola, mas o conceito que está por detrás é tudo menos cristão. E se o nosso objetivo é a santidade temos de procurar em tudo a luz e não "coisas sombrias" e assustadoras. Mesmo nas nossas brincadeiras busquemos sempre as coisas luminosas e em tudo agradar a Deus. A Clarinha sabe bem, que temos amigos no céu e que nestes dias nos lembramos deles.
-" E que tal se amanhã, na escola, fossemos mascarados de um santo? Sim! Se durante o dia imitássemos um amigo do céu?" - desafiei eu.
Eles olharam para mim com um olhar espantado. O Gabriel disse:
- " Eu vou ser o Francisco! levo o meu terço e o lencinho de Nossa Senhora!"
- " Boa, mas não te esqueças que o mais importante é ser parecido com o Francisco. Ele muitas vezes deixava de brincar para ir rezar. Quando estiveres a brincar, pára um pouco e reza uma Avé -Maria, quando um amigo não se porta bem, pára um pouco e rezar outra Avé- Maria.. sempre que te lembrares pára e reza uma Avé- Maria. Lembra-te do Francisco durante o dia e fala com ele"


Depois a Clarinha disse:
-" Eu quero ser a Jacinta!"
-" Boa, Clarinha. Vamos à internet ver uma foto dela e fazer um penteado igual. Queres?"
- "Sim! Também posso levar o meu terço?"
-" Claro! Mas não te esqueças que o mais importante é rezares ao longo do dia para Jesus ficar feliz. Lembra-te de Jacinta ao longo do dia." 



Ia a Clarinha ainda a  descer da carrinha, começou logo  dizer:
-" Mamã, não me esqueci de rezar o dia todo..."

1 comentário: