quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Só há um caminho...a santidade

Se me perguntarem quais os meus projetos, quais são as coisas que mais desejo nesta vida, digo-vos que esta é a única coisa que desejo verdadeiramente: a santidade, ser perfume de Cristo por onde passo... e como não estou só neste desejo, tenho ao meu lado o Serge nesta caminhada, podemos dizer que juntos em comunhão com os nossos filhos, tendo como modelo a  Sagrada Família, buscamos ardentemente a santidade das nossas vidas, e isto, é o que realmente importa.





Mas, o que é isso da santidade, afinal?
Quer sejamos consagrados ou leigos, casados ou solteiros, crianças ou adultos, cristãos ou descrestes, pobres ou ricos, homens ou mulheres, ou seja, independentemente das condições e circunstâncias externas, só uma coisa, Deus deseja de nós : que estejamos prontos para que Ele habite em nós, ou seja, que sejamos santos. Na verdade a santidade é o único caminho que nos leva á verdadeira felicidade. Este é o caminho que eu quero para mim, é a graça que eu peço a Deus...

Este é um caminho árduo, em que temos de cair muitas vezes, nos despojar de nós próprios, de fazer muito silêncio, de sermos esquecidos, de contrariedades... mas o Senhor nos recompensará quando chegar a hora que Ele tem para cada um de nós. Ele o fará sem dúvidas.

Quero vos partilhar quais as ferramentas que procuramos utilizar cá em casa em família e individualmente para alcançarmos o nosso grande desejo.  

1- Desejo de santidade

Devemos desejar e buscar de todo o coração sermos santos. É o único caminho que nos leva à verdadeira felicidade.

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á."

Mateus 7:7-8


Se este desejo ainda não está em nosso coração devemos insistentemente pedir ao Senhor esta graça.

2- Viver as 5 pedrinhas propostas pelas Famílias de Caná

Nas 5 pedrinhas estão todas as chaves para alcançarmos a  santidade em família. Vou falar de alguns detalhes.

Ter uma relação íntima com Maria e vivê-la junto com os nossos filhos. Lá em casa, os mais pequenos gostam de oferecer flores ou fazer pequenas prendas a Nossa Senhora. Eles sabem que ela é a sua querida "Mamã do Céu". É bom também oferecerem pedindo por alguém ou por uma situação. Maria nunca se esquece dos pedidos das crianças. Muitas vezes peço ao Gabriel que reze por alguma coisa importante, sei que as suas orações chegam mais rápido ao coração de Maria.

Rezar o terço todos os dias com as crianças por perto, mesmo que não participem.

Ler uma passagem bíblica todos os dias, nem que seja uma pequenina. A palavra de Deus tem que penetrar na nossa mente e coração.

Nem sempre é possível, mas temos o propósito de ir à missa todos os dias e receber a santa comunhão.




A nossa santidade e compreensão dos acontecimentos da vida aumenta na medida em que entregamos o nosso tempo, abrindo o nosso coração a Deus pela Adoração ao Santíssimo  pelo menos 1 vez por semana, nem que seja por pouco tempo. 


Este é o nosso desafio mais recente, Sacramento da reconciliação 1 vez por semana, mesmo que sejam pecados banais. Não devemos esperar ter pecados graves para nos confessarmos. O Sacramento da Reconciliação além do perdão dos pecados, confere-nos a graça e a força de Deus para não voltarmos a pecar. Isto é muito importante.

3- Cultivar uma relação com o nosso Anjo da Guarda para que ele seja o nosso melhor amigo
O nosso Anjo da Guarda é o grande aliado individual que Deus colocou no nosso caminho para sermos santos. Não nos podemos esquecer disso.

4- Ler a vida dos santos, seguir as suas pegadas.
Cá em casa, no grupo de jovens, na catequese andamos sempre a falar dos nossos irmãos que já gozam de santidade junto de Deus, os santos. Eles mostram o caminho a seguir. Eu creio na comunhão dos santos e procuro falar com eles, pedir ajuda, a sua intersecção.  

5- Viver as graças dos Milagres Eucarísticos

São pérolas...
http://www.therealpresence.org/eucharst/mir/port_mir.htm

Onde quer que eu vá conto sempre uma história de um milagre Eucarístico.

Falarei noutro post sobre eles.

6- Aprofundar os grandes ensinamentos dos Santos padres do deserto

Falarei deste assunto noutro post

Quem quiser saber mais,
http://www.padresdodeserto.net/textos.htm


Olhem quem já chega ao cantinho de oração dos pequenos!
Ser santo não tem idade!




3 comentários:

  1. Que pena todas as famílias não seguirem o vosso exemplo! Sem dúvida uma santa família. Estão de parabéns! Que o Senhor vos proteja, vos aabençõe nesta caminhada, rumo à santidade.

    ResponderEliminar
  2. Que pena todas as famílias não seguirem o vosso exemplo! Sem dúvida uma santa família. Estão de parabéns! Que o Senhor vos proteja, vos aabençõe nesta caminhada, rumo à santidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, ainda estamos muito longe de ser uma santa familia, mas não importa. O importante é nunca desistirmos de caminhar para lá... e o Senhor nos dará a graça de lá chegar! A nós e a todas as famílias que não desistirem de caminhar! Um abraço

      Eliminar