domingo, 22 de fevereiro de 2015

Via-sacra cá em casa

Desde o ano passado, meditamos a via-sacra cá em casa neste tempo de Quaresma de uma forma muito divertida e profunda com os mais pequenos. A Clarinha e o Gabriel gostam muito e fazem sempre muitas perguntas e o assunto fica nos seus corações para o resto do dia.

O ano passado imprimimos e colorimos juntos os símbolos das estações da via-sacra, depois distribuímos as estações pela casa toda. Tínhamos um pequeno texto por cada estação e levávamos uma vela na mão que percorria todas as estações ( convém que a vela tenha um copo para a cera não sujar o chão por onde passam). Geralmente percorremos esta via-sacra de noite com as luzes da casa apagadas e eles adoram, ontem, por exemplo, como era sábado, fizemos o caminho da via-sacra de manhã e à noite e foi igualmente bom, entre cada estação cantamos um pouco.

Este ano, fiz algumas alterações, pois o meu objectivo era que eles rezassem e sentissem a caminhada com o coração e a expressassem com  palavras deles.  Achei que foi muito mais forte e mais vivida esta via-sacra. As alterações foram: ao contrário do ano passado não havia texto nenhum em cada estação. Acendíamos a vela e iluminávamos a estação,  eu anunciava a estação ou perguntava a eles o que tinha acontecido a Jesus. E juntos ajoelhávamos e dizíamos:

"Nós te adoramos e bendizemos óh Jesus
que pela vossa santa cruz remistes o mundo"

Por palavras minhas descrevia o que se estava a passar e depois convidava a cada um expressar aquilo que fariam por Jesus se estivessem lá ao pé Dele.

Por exemplo, na décima estação, Jesus é despido das suas vestes, a oração da Clarinha:

 " Jesus se eu estivesse ao pé de ti dava-te roupa limpinha e levava-te para a minha caminha e ponha-te pensos para ficares contente"

Eram orações curtas mas sentidas, que nos faziam viver lado a lado a dor de Jesus e querer ajudá-lo, acolhê-lo, consolá-lo...

Desta forma a via-sacra, acabou por não ser tão extensa, mais participativa e queremos continuar a fazê-la assim.

Entre duas estações a Clarinha virou-se para mim e disse:

" - Mamã, onde está o sangue de Jesus nas imagens?"
" - Sim, tens razão, Clarinha, esquecemo-nos de pintar o sangue, afinal Jesus sofreu muito para nos salvar. Vamos já tratar disso..."









3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. QUE COISA MAIS SINGELA, MAIS SIMPLES, MAIS BONITA, FIQUEI ENCANTADA COM A VIA-SACRA DE VOCES, QUERIA FAZER PARTE DESTE MOMENTO, PARA OBSERVAR E DEPOIS COPIAR COM A MINHA FAMÍLIA, QUE É DIFERENTE DA SUA ,POIS É COM IDOSO DE 96 E 84 ANOS,MEUS PAIS, EU COM 52 ANOS, OS DEMAIS COM MENOS ANOS, TEMOS UM RANCHO PERTO DA MINHA CIDADE-COREMAS-PARAÍBA, VOU IMITAR A VOCES COM MUITO ORGULHO. UM ABRAÇO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que alegria! A nossa família se sente unida à sua na via-sacra. Que Deus encha de graças e de bençãos a sua casa. Um grande abraço em Cristo do outro lado do oceano...
      Rute

      Eliminar