sexta-feira, 24 de abril de 2015

A verdadeira felicidade em família

Não são necessárias muitas coisas para termos verdadeiros momentos de felicidade em família, nem tão pouco é necessário muito dinheiro para nos divertimos. Eu atrevia-me até a dizer que, quanto menos coisas tivermos melhor, pois assim ganhamos espaço para estarmos mais tempo uns com os outros. Se o "Shemá" é vivido em nossa casa, temos a receita para sermos felizes:

“Escuta Israel
O Senhor nosso Deus é o único Senhor.
Amarás o Senhor com todo o teu coração
Com toda a tua alma e com todas as tuas forças
E amarás o próximo como a ti mesmo.
Faz isto e serás feliz.
Ámen!” (Lc 10, 27-28)


Temos que aprender a viver mais na simplicidade em família e dar mais importância a tudo aquilo que é verdadeiramente importante: a relação com Deus e o amor ao próximo. Se uma família viver com este propósito, as suas fundações são sólidas no momento das dificuldades, ela consegue ser feliz em todos os momentos ( mesmo que possa estar a sofrer) e descobre a presença de Deus em tudo e em todos.


Temos de aprender a linguagem da simplicidade no relacionamento com Deus: "Tu queres, Jesus? Então eu também quero."
 Temos de aprender a linguagem da simplicidade nos relacionamentos com o próximo: " Pai, perdoa-lhes pois eles não sabem o que fazem", amar... amar o próximo até que doa um pouquinho.
Temos de aprender a linguagem da simplicidade na família: "Um por todos e todos por um"
Temos que simplificar a nossa casa, a nossa maneira de viver... :

 "Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas?
Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?

Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé?

Não vos preocupeis, dizendo: ‘Que comeremos, que beberemos, ou que vestiremos?’ Os pagãos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porém, o vosso Pai celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais se vos dará por acréscimo. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu problema." 

( Mt 6, 25-33)

Se queremos ser verdadeiramente felizes temos de deixar para trás muitas coisas. O que é essencial na minha família? Tenho cultivado os bons momentos juntos? Sou capaz de brincar um pouco com os filhos? Sou capaz de dar uma gargalhada todos os dias, por coisas simples? 

Bom, cá em casa, brincamos muito e nos divertimos assim...










E agora que os dias estão mais quentinhos, que tal almoçar fora de casa? Sim, no restaurante mais luxuoso que Deus criou: a natureza. E foi assim, numa tarde de domingo,  depois da catequese e da missa levámos o nosso almoço e estendemos a manta. Que precioso tempo em família! Olhando os pássaros no céu e a brisa a dançar com as árvores, ninguém nos pediu a conta no final! :-)



A brincadeira não faltou, nem a verdadeira alegria no coração pelos instantes simples da vida...





5 comentários:

  1. Olá Família Almeida!
    Este texto (esta meditação) não é apenas belo. É-o. Mas é acima de tudo a verdade com toda a propriedade que a palavra tem, com toda a força que emprega.
    Lemo-lo e pensámo-lo. Agradecemos a reflexão que nos proporcionaram.
    E creiam, as preocupações que por vezes temos estão muito bem refutadas neste texto.

    ResponderEliminar
  2. Ah, Rute, que saudades dos momentos divertidos e cheios e alegria que passámos aí na ribeira, depois do Retiro Famílias de Caná! Rezemos para que em breve o Senhor nos ofereça novos momentos assim, e aproveitemos o tempo para brincar e para partilhar com as nossas famílias e a nossa Família de Famílias! Bjs Teresa

    ResponderEliminar
  3. Que bonito restaurante! Que belo almoço e que bom que é fazer das coisas mais simples as melhores!!
    Beijinhos grandes para todos

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Ola

    Não sei se fará o Vosso género (que desconfio que não seja), mas é uma pequena saudável brincadeira. Um desafio relativo ao conhecerem o Vosso blog.

    http://assurpresasdedeus.blogs.sapo.pt/porque-este-blog-desafio-2-9962

    Um abraço

    ResponderEliminar