segunda-feira, 27 de abril de 2015

Dia diocesano da catequese em família

Sim, este ano como ambos somos catequistas, o dia diocesano da catequese foi vivido em família. No passado dia 25 de Abril estivemos em Castelo de Vide, apesar do frio e chuva foi um dia muito enriquecedor, que nos deixou com o coração cheio.



Ao chegarmos tivemos um momento de acolhimento e oração com a presença e algumas palavras do Sr. Bispo D. Antonino Dias. A cada participante de cada arciprestado foi entregue uma faixa colorida, a nossa era azul.  Catequizandos e catequistas encheram a igreja de alegria e cor.


Da parte da manhã, jovens e crianças tiveram as suas atividades. Enquanto isso, os catequistas tiveram a graça da presença do Pe Paulo Malícia numa conferência intitulada : " Catequese: expressão da maternidade espiritual da Igreja." 



Enquanto ouvia as palavras do Pe. Paulo Malícia, agradeci a Deus por estar ali. Reencontrei de uma forma simples, através das suas palavras, o verdadeiro sentido da catequese numa comunidade, numa paróquia. Lembrei-me de todos os catequistas que perderam a oportunidade de ali estarem presentes e ganharem força para enfrentarem os desafios das nossas comunidades.

Deixo aqui alguns dos meus apontamentos:

 A Igreja é mãe. Uma mãe que dá vida e identidade, pois é ela que nos gera na fé. A fé que é uma dádiva, um dom de Deus, concedido na Igreja e através da Igreja. Como podemos nós viver com Jesus sem a Igreja? Mas será que amamos a Igreja como a nossa própria mãe, sabendo entender também os seus defeitos, fragilidades e limitações?
A Igreja, tal como uma mãe, não se limita a dar vida e identidade mas ela educa os seus filhos e nos sustenta na nossa caminhada. Ela ajuda os seus filhos a crescer, transmitindo a Palavra, os sacramentos: a eucaristia, a reconciliação e a unção dos enfermos.
A Igreja é mãe, mestra e catequiza.
A catequese é sempre expressão da maternidade espiritual da Igreja cuja missão é: gerar, despertar a fé, acolher e sustentar a fé. 
A catequese é para toda a vida porque a Igreja é mãe, e acompanha os seus filhos ao longo de toda a vida.
Os desafios da catequese passam por acolher: os catequizandos, as famílias e as periferias. O catequista deve ser um acompanhador e a catequese deve proporcionar experiências significativas no Amor de Deus, no encontro com Deus, da Palavra de Deus e de ser membro ativo da Igreja.

O tema foi riquíssimo e não dá para expor tudo aqui. 
O que ficou no meu coração deu para confirmar aquilo que eu já tenho experimentado e sentido na catequese: se não for feita por amor e com amor, é em vão todo o nosso esforço de levar aquelas crianças perto do coração de Deus. Através do amor e da proximidade com as suas vidas o catequista dá testemunho vivo da presença de Deus. Um catequista que vive apaixonado por Jesus e tem intimidade com a Igreja depressa conquista os seus corações para uma vida com Deus. É preciso saber acolher, ser próxima dos nossos catequizandos e estender a catequese à vida, aos momentos diversos do dia-a-dia.

Obrigada Pe. Paulo Malícia pelo seu belo testemunho!

Com o coração cheio, tivemos um almoço partilhado, entre as brincadeiras e correrias dos mais pequenos.

Ao voltarmos para a Igreja, a Clarinha trazia na mão duas florinhas: uma ficou ao pé de Maria e a outra aos pés de Jesus com a cruz às costas.



Tivemos um momento musical, com muita alegria com o Padre José Luis Borga



E a Santa Missa presidida pelo nosso querido Bispo D. Antonino Dias.








As crianças e os jovens, que estiveram a ensaiar as músicas e coreografias da parte da manhã, estavam muito felizes e cheios de energia ao longo da Santa Missa.



Voltámos para casa muito felizes e com o coração cheio!

1 comentário: