domingo, 12 de abril de 2015

Festa da Misericórdia e a festa da primeira Comunhão do Gabriel

Hoje o dia foi de festa a dobrar: a festa da Divina Misericórdia e a festa da primeira comunhão do Gabriel.

A primeira vez que levei o Gabriel pela mão para ele receber o sacramento da reconciliação tinha ele 7 anos e foi num Domingo da Misericórdia e hoje num Domingo da Misericórdia ele recebeu a sua primeira Comunhão! 

Já há muito tempo que vos queria falar da Misericórdia de Deus... O amor de Deus não cabe na nossa compreensão humana limitada, ele não cabe na nossa mente mas ele quer preencher todo o nosso coração, rompendo em nós o medo pelo castigo das nossas faltas, pela falta de confiança que é Ele que tudo conduz, pela nossa falta de fé. O Senhor quer alcançar a todos e dá-nos sempre mais do que aquilo que merecemos pelos nossos atos ou sentimentos, está disposto sempre a apagar as nossas faltas e a estabelecer uma aliança connosco, mesmo que muitas vezes o neguemos. O Senhor ensina-nos a dar, perdoar e a amar o próximo sempre um pouquinho mais do que essa pessoa mereça.

Há um tempo atrás, sempre que me confessava ficava com um sentimento de não ser digna de receber Jesus e muitas vezes lembrava-me de coisas passadas que me deixavam envergonhada, apesar de já as ter confessado. Às vezes caminhava de cabeça baixa, sempre que caia nos mesmos erros e desanimava... aí, apercebi-me que o meu pecado verdadeiro não era o meu passado ou as minhas quedas mas sim, a minha falta de confiança no perdão de Deus. Estava muito concentrada nas minhas forças e não contava com a força de Deus...
Sempre que algum sentimento me perturba ou eu digo: "Não sou capaz de fazer isto"... "Não aguento mais" é porque eu não entrego a situação nas mãos de Deus e conto só com a minha força humana. Estou a aprender a ser conduzida e a viver a certeza que tudo o que eu faço, é Ele que faz comigo...  Viver na confiança e de cabeça erguida que sou amada por Deus incondicionalmente e perdoada das minhas faltas é uma grande graça que unida à graça de me perdoar a mim própria, me leva para o colo de Jesus para sempre...


Jesus eu confio em vós!





“Desejo que a Festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. (...). Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate” 
Diário de Santa Faustina Kowalska

O Gabriel estava nervoso para receber a sua primeira comunhão, mas muito feliz. Ao lado dos seus colegas de catequese, com as folhas na mão, falou para toda a comunidade neste dia especial...



O Serge e eu ( com a Sofia a dormir no colo) expressámos a nossa alegria no início da Celebração representando todos os pais.




No momento do ofertório...



No momento do pai-nosso, os meninos com os pais e catequista...




Momentos antes da sua primeira comunhão, ao nosso lado...





Depois da Celebração, tivemos a alegria de receber em nossa casa e continuar a festa com os pais do Serge: " o Bonpapa e a Bonnemama" ( são os avós em francês) Que alegria estarmos juntos!

Às três horas da tarde, a hora da Misericórdia,  de joelhos, reunidos no  nosso canto de oração e em família rezámos o terço da misericórdia, fixando os nossos olhos na imagem de Jesus misericordioso. 

Peço a graça para que Jesus misericordioso entre nos vossos lares hoje e abra os corações das vossas famílias  e as renove... Que assim seja! 

3 comentários:

  1. Olá Rute!
    Parabéns para o Gabriel, e para a tua caminhada de crescimento, és sempre uma inspiração!

    (olha a única fotografia que se vê é a 1ª, as outras não aparecem...)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também só consigo ver a primeira.
      Parabéns ao Gabriel!

      Eliminar
  2. Que maravilha de dia, hiper mega abençoado :)

    beijinhos

    ResponderEliminar