segunda-feira, 18 de maio de 2015

Família católica

Ser uma família católica não se resume a crer em Deus, frequentar a missa ao Domingo e a batizar os filhos com direito a uma grande festa. Na verdade, ser uma família católica é isso também mas vai muito mais além: é uma grande missão no mundo. 
Como eu desejo que a minha família caminhe sempre com esta missão no coração...

Sim, uma missão que não tem fronteiras de tempo, de espaço ou de culturas. É um projeto de amor onde o próprio Amor quer vir habitar no meio de nós. E os outros conhecerão Deus através do nosso testemunho, do nosso rosto, dos nossos gestos...
Será que a nossa família, apesar das dificuldades, é sinal de esperança? Somos alegres e espelhamos a alegria das promessas de Cristo? Qual é o tamanho da nossa fé?

Tenho falado com muitas famílias e cada uma está a viver as suas dificuldades pessoais, as suas batalhas de fé e as suas batalhas no mundo. Quando nos fechamos nos nossos problemas tentando resolver sozinhos, como se tornam pesados e ferem....Muitas vezes, ao partilharmos entre nós as nossas fraquezas, dúvidas,  muitos problemas se dissolvem e a carga se torna mais leve, porque encontramos soluções juntos. Aquilo que eu tenho, muitas vezes pode ser a solução que os outros precisam, e olhem que não falo só a nível material mas também a nível de talentos e aptidões. Aquilo que me falta, ou a resposta às minhas questões pode ser facilmente respondida por outra família que já tenha passado pela situação, por exemplo.

Eu sei que estão a pensar: " Isso é fácil quando temos famílias amigas por perto em quem confiar! É muito bonito na teórica mas na prática... só eu sei que tipo de famílias estão à minha volta!"

Começamos a viver esta união quando nos percebemos que existe  sempre uma resposta que podemos dar ao nosso próximo, em todas as situações. Todas mesmo.

Passamos por um acidente na estrada? será que não podemos fazer nada?
Claro que sim! Em vez de nos lamentarmos e ficarmos simplesmente a olhar, convido sempre as crianças também a rezarem e a pedirem a Deus o auxilio do corpo e da alma daquela pessoa.
Um desastre do outro lado do mundo? Rezamos também.

Há um tempo atrás estava a caminhar no passeio, ao longe uma senhora funcionária de um lar auxiliava um idoso a subir o passeio. De repente, o senhor caiu no chão e a senhora ficou aflita a tentar chamar a atenção para quem passasse, pois ela sozinha não conseguia levantar o senhor. Ele era muito pesado. Eu não hesitei, corri para o outro lado do passeio e puxei com toda a força que podia e juntas conseguimos levantar o senhor. Eu despedi-me com um sorriso. Ao afastar-me pensei: " O senhor era realmente pesado, e eu não tenho muita força. Quase de certeza que se pensasse nisso acharia que não era capaz. Ainda bem que não pensei e agi logo, senão hesitava se ajudava ou não." 

Com Jesus, somos capazes de coisas impossíveis, não acreditam?

Como eu gostaria hoje de me encontrar pessoalmente com cada um de vós e de ouvir o que têm para me contar, as vossas dificuldades e alegrias e vos abraçar, mas hoje não será possível. Ou pela distância que nos separa, pelo tempo que está contado e não dá para tudo, pelas obrigações do trabalho ou por outra razão qualquer. Apesar de tudo isso, vocês estão agora a ler este texto.

Será que para Deus é mais importante estarmos juntos fisicamente ou a intenção pura de nos ajudarmos? Será que por não estarmos juntos fisicamente hoje não posso fazer nada por vocês?

Eu creio que é mais importante a nossa intenção pura de ajudar os outros que não conhece barreiras de tempo, espaço. Sim, eu desejo pedir nesta hora ao Senhor a graça de fazerem tudo o que Jesus vos disser, a paz e a força interior para ultrapassarem as vossas dificuldades e no meu terço pedirei pelos vossos problemas. Rezem também pela minha família.

Deus olha o nosso coração e está atento a tudo. Se o vosso coração estiver sensível ao próximo e a servir, Ele vos mostrará as famílias e vos levará às situações para que possam viver esta união que precisamos viver na nossa paróquia e no mundo.

Deus tem um projeto para cada um de nós. Mas se cada família se volta exclusivamente para si própria, será que está a viver a sua missão de ser família católica?

Muitas famílias católicas rezam, falam com Deus e apesar disso, perguntam: " Porque tenho todos estes bloqueios na minha vida?"

É claro, que Deus podia os resolver. Mas Ele nos está a convocar, a chamar, cada um individualmente:

 «Nada temas, porque Eu te res­gatei, e te chamei pelo teu nome; tu és meu. Se tiveres de atravessar as águas, estarei contigo, e os rios não te submergirão. Se caminhares pelo fogo, não te queimarás, e as chamas não te consumirão. Porque Eu, o Senhor, sou o teu Deus; Eu, o Santo de Israel, sou o teu salvador. Entrego o Egipto por teu resgate, a Etiópia e Seba em troca de ti. Visto que és precioso aos meus olhos, que te estimo e te amo, entrego reinos em teu lugar, e nações, em vez da tua pessoa. Não tenhas medo, que Eu estou contigo. Trarei do Oriente os teus filhos e congregarei do Ocidente os que te pertencem. Direi ao Norte: ‘Devolve-os!’ E ao Sul: ‘Não os retenhas!’ Tragam-me os meus filhos lá de longe e as minhas filhas dos confins da terra. São todos aqueles que têm o meu nome, que Eu criei para a minha glória, que Eu fiz e formei.»
(Is 43, 1-7)

O Senhor nos quer unidos, pois todos nós, todas as famílias, mesmo aquelas que estão afastadas de Deus, todos nós somos preciosos para Ele.

Ele quer que precisemos uns dos outros para resolver os nossos problemas e nos apoiar nos nossos sonhos e projetos e viver a nossa fé. Sozinhos não chegaremos verdadeiramente à santidade. Deus quer que nos unamos, pois Ele sabe que unidos a Ele e uns aos outros seremos fortes e transformaremos o mundo à imagem e semelhança da Sua Santa vontade. 

Vocês já pararam de sonhar? Já não têm projetos? 
Deus quer-nos com sonhos e projetos, Deus quer-nos felizes e luz para os outros. Convido-vos a sonharem comigo e a estarmos unidos nesta caminhada em que Deus quer agir através de nós e dar testemunho do verdadeiro Amor. Sim, todos nós somos imensamente amados por Deus e Deus quer realizar connosco uma aliança, uma aliança de amor, para levar aos outros...






2 comentários:

  1. Sim, eu também acho que ser família católica é um projeto de amor, e o próprio Amor quer habitar no meio de nós, e Ele mostrou-me ( mais uma vez) que ao partilharmos os nossos problemas eles tornam-se mais leves. E que muitas vezes a única coisa que podemos fazer é rezar...e rezar... e voltar a rezar, e ontem à noite vi pela primeira vez uma luz no túnel, e não me pareceu no fundo... mas bem perto.
    Muito obrigada... por tudo!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu também acho que ser família católica é um projeto de amor, e o próprio Amor quer habitar no meio de nós, e Ele mostrou-me ( mais uma vez) que ao partilharmos os nossos problemas eles tornam-se mais leves. E que muitas vezes a única coisa que podemos fazer é rezar...e rezar... e voltar a rezar, e ontem à noite vi pela primeira vez uma luz no túnel, e não me pareceu no fundo... mas bem perto.
    Muito obrigada... por tudo!!

    ResponderEliminar