domingo, 30 de agosto de 2015

A Bíblia, o canto de oração, o essencial e as férias na praia

Durante as férias de verão gostamos muito de acampar na Costa Alentejana e este ano não foi excepção. O contato com a natureza e com o mar são os cenários perfeitos para nos divertirmos a valer! Acampar durante as férias para a nossa família é também um ótimo exercício para aprendermos a simplificar cada ano à medida que as crianças vão crescendo e percebermos apenas o que é essencial levar num carro com três crianças, lençóis, mantas, panelas, tenda, roupas, etc. Levamos mesmo o essencial e é tão bom! 

Ir de férias para mim é sempre uma meditação muito profunda em que penso: " Não me posso afastar ao longo da minha vida de trazer o essencial para ser feliz e para cumprir o que o Senhor quer de mim!" O que é essencial para mim levar nesta vida que eu não me posso esquecer? Na verdade a passagem nesta terra é curta, é como se estivéssemos de férias, pois o nosso destino é o céu. Bom, para mim o essencial é ter o meu coração sempre voltado para o Senhor, nas minhas tarefas de casa, quando estou com os amigos e famílias e em todas as circunstâncias tento ter o meu pensamento, coração e todo o meu ser voltado para o Senhor. Estar grata por tudo e suplicando sempre ao Senhor graças sobre a terra, sobre os nossos amigos, sobre as famílias...Não tenho medo de pedir ao Senhor. Peço insistentemente. Peço com fé a graça de que eu retorne a Ele com os meus talentos duplicados e Ele me possa dizer : " Foste uma serva boa e fiel naquilo que te confiei." Luto todos os dias para que o pouco que o Senhor me vá confiando não fique enterrado com medo de me ser levado. Não é fácil, mas este é o meu essencial. Se o Senhor é o nosso essencial, aquilo que  não nos pode faltar, então se faz luz na nossa vida e percebemos todas as coisas que são supérfluas,  percebemos onde andamos a desperdiçar a nossa energia, percebemos as coisas que nos impedem de ser felizes.

Há sempre festa quando vamos sair...


Ao chegarmos todos querem ajudar a montar a tenda e arranjar a sua caminha...



-" Mamã, onde está o saco dos brinquedos?" perguntou a Clarinha ainda na viagem para acamparmos.
-" Ups...desculpa Clarinha"- eu costumo sempre levar uns brinquedos pelo menos no carro para a Sofia se entreter na viagem, mas desta vez o carro estava mesmo cheio e eu nem me lembrei-  "...a Mamã nem se lembrou, mas não faz mal quando chegarmos há muitas brincadeiras para fazer na praia com o balde e as pás! Aí, atrás de ti está o livro da Bíblia, podes vê-lo na viagem!"
-" Mamã, não trouxeste outro livro além da Bíblia ilustrada?"- perguntou o Gabriel, a olhar para a Clarinha.
-" Não, Gabriel. Vão ser umas férias em grande!"- sorri- " Que grande oportunidade de ler as histórias todas, não achas?"- Ele sorriu.

De fato, em qualquer momento parado em que estávamos na tenda iam buscar o livro e liam uma história e à noite o Gabriel lia para a Clarinha com a lanterna.



É claro que não faltou o nosso cantinho de oração, o lugar central da tenda onde rezávamos...



Na praia a diversão foi muita...




E no mar haviam algumas ondas. Conseguem encontrar as diferenças?




Bom, os dias foram uma bênção! Obrigada, Senhor por estes dias de repouso para o corpo e para a alma. Ajuda-nos a melhor Te servir e amar! Ámen.

2 comentários:

  1. Olá Rute :)
    Que belas férias! A alegria nos vossos rostos, a simplicidade do vosso exemplo, e as lindas fotos são uma inspiração :)
    Na minha paróquia parece que quase todos se esqueceram de Deus durante as férias, e isso deixou-me bastante triste... Que bom foi ler acerca do vosso exemplo! Obrigado :)

    (Há tanto tempo que não comentava aqui no blog, mil desculpas!)

    ResponderEliminar
  2. Querida Marisa, já tinha saudades tuas!
    Não fiques triste Marisa,Deus nunca nos abandonará, só nos cabe a nós darmos pequenos passos, darmos pequenos exemplos. Lembra-te que temos de ser nós sempre a dar o primeiro passo! Sê alegre :-)
    Muitos beijinhos com saudade
    Rute

    ResponderEliminar