quinta-feira, 8 de outubro de 2015

As mudanças, as famílias e a alegria II

Com a mudança de casa surge naturalmente a mudança de paróquia. Nas primeiras vezes que assisti à missa na nova paróquia reparei no sorriso acolhedor de quem cantava o Salmo. A Lúcia é mãe de uma família muito especial com uma menina da idade da Clarinha chamada Inês. Não pensei duas vezes. No final da missa fui ao encontro dela e apresentei-me. Depois virei-me para a Clarinha:

-" Olha Clarinha, está ali uma menina da tua idade!"- sorri- " Vamos perguntar-lhe o nome?"
-" Ah, é Inês! Olá Inês, está é a Clarinha" A Clarinha deu um pulo de alegria e depois escondeu-se. Ambas sorriram.
-" Moram aqui perto?" perguntei-lhes. E a conversa desenrolou-se rapidamente. Fiquei com o contato dela e passado pouco tempo envio-lhe uma mensagem com o link do meu blog e a falar da vivência das Famílias de Caná. Mas que grande sintonia eu senti da parte deles.
Na última missa ao sairmos juntos da Igreja, olho para a Lúcia e pergunto-lhe:

-" Querem passar na nossa casa? Podemos falar um pouco e as pequenas brincam juntas?" 

Foi um convite meio maluco, principalmente porque estávamos perto da hora do almoço, não tinha preparado nada, a sala nem estava bem arrumada e ainda não os conhecia bem. Mas eu não queria perder aquela oportunidade mágica de estarem todos juntos nem que fosse por uns segundos. Eles aceitaram e sorriram. Pensei para comigo: "Gosto de famílias assim, abertas, dispostas a acolher!"
O Serge ao abrir a porta foi tirando alguns brinquedos do chão e disse:

-" Não reparem na sala, estamos a arrumar as coisas para viajarmos!"
-" Esquece lá isso, não importa." disse-lhe " O importante é falarmos um pouquinho. Que bom estarem aqui!"

A Clarinha e o Gabriel andavam aos saltos de contentes e levaram a Inês para brincar no quarto. Enquanto falávamos, ouvíamos os gritinhos e os pulos de felicidade dos mais pequenos lá em cima, a brincarem às escondidas. Que alegria!

Enquanto eu falava, o Serge só dizia:

- " Rute, fala mais devagar..."
- " Bom,..." dizia eu " Vocês já devem ter reparado que eu sou bastante animada quando o assunto é unir as famílias e falar da fé, e além disso estou mesmo muito feliz de estarmos juntos. Agora  já sabem onde moramos. Temos mesmo que combinar uma refeição juntos!" 

Foi mesmo bom aquele tempinho que estivemos juntos!
Ao irem embora, a Clarinha pedia:
-" Mamã, a Inês pode voltar à tarde para brincar connosco?"
-" Hoje à tarde não pode ser, pois vamos para a casa da Paz, mas ela irá voltar noutro dia de certeza!"

A alegria entre famílias são estas coisas simples, muitas vezes sem nenhuma preparação, aqueles momentos em que estamos  atentos aos sinais do próximo. Aqueles momentos de partilha de coisas boas mas também muitas vezes a partilha de dificuldades, obstáculos e da dor. Aquela batalha de dor individual e familiar que  muitas vezes  ao longo da conversa e da presença juntos se converte em alegria verdadeira que nos possibilita ver o horizonte de Deus. 

Será que Deus nos mostra soluções ou de como aliviar a vida de outra família? Só conseguimos responder se estivermos atentos...


Sem comentários:

Enviar um comentário