quarta-feira, 7 de outubro de 2015

As mudanças, as famílias e a alegria

Já estava cheia de saudades de escrever. Como devem imaginar, tenho muitas novidades para vos contar deste período em que estive mais ausente da escrita mas em que todos vocês estiverem bem presentes nas nossas orações. 
Vejo a escrita neste blog como uma missão, uma partilha que pode chegar longe e levar a alegria da presença do Senhor a mais famílias. Obrigado pelo carinho de todos aqueles que nos seguem e nos escrevem.

Temos vivido um período de muitas bênçãos, muitas mudanças e inicio de novos projetos.

Este ano por motivos do emprego do Serge, estaremos a viver na Capital. É claro, que irei, sempre que possível à nossa casa na aldeia. Apesar das saudades estamos muito felizes e gratos por esta oportunidade. Com a mudança de morada, temos sido muito abençoados com a presença de muitas  famílias no nosso dia-a-dia com quem temos partilhado momentos únicos, a fé e as coisas simples. Hoje elas fazem parte dos nossos corações e dão sentido àquilo que sempre acreditámos : a fé no Senhor é para ser vivida, experimentada, saboreada em comunidade. Mas como se faz isso?  Procurando viver os mandamentos e a lei de Deus indo ao encontro dos outros, de outras famílias. Há muitas famílias isoladas, atoladas de dificuldades e problemas. É preciso estar atento a quem está à nossa volta, abrir o nosso coração aos mínimos gestos. Há um amor imenso que o Senhor quer derramar nas nossas vidas se nos unirmos. Há coisas que só descobriremos acerca de Deus se sairmos do conforto da nossa família e das nossas preocupações e irmos ao encontro do próximo.

Esta partilha entre famílias tem sido muito enriquecedora para todos. A Clarinha e o Gabriel são os primeiros a pular de alegria sempre que estamos com amigos. São gestos simples: uma conversa, uma refeição partilhada, irmos juntos à santa Missa, a alegria de juntos fazemos a nossa oração familiar com outra família em nossa casa a agradecer também pelo dia. Algumas vezes, já fizemos a nossa oração familiar na casa de outra família e é uma alegria para os mais pequenos explorarem e observarem outros cantos de oração. Há pouco tempo, tivemos a graça de estar com uma família com três filhos. Depois do lanche e da animada partilha, antes de nos irmos embora, estivemos juntos no seu cantinho de oração, chamado "cantinho do silêncio" e agradecemos pelo dia. O espaço era muito acolhedor e tocou-me profundamente. Bem no centro, havia uma réplica de um sacrário e dentro tinham a Bíblia, o terço, orações. No início das primeiras comunidades cristãs, o Senhor era adorado em casa das famílias, em comunidade, naquele aconchego de família. Precisamos tanto desta intimidade entre famílias, nesta necessidade de juntos, com mais força sermos tocados pelo Senhor. Sim, desejo muitos momentos de adoração em comunhão com outras famílias!

Que alegria tão grande sermos convidados a estarmos presentes na vida sacramental de outras famílias! Assim aconteceu no batizado do António, filho da Ana e do Miguel. Foi uma alegria estarmos juntos nesta data tão especial para eles e em especial para o pequeno António.
As nossas orações e intenções do dia têm sido mais ricas desde que tivemos a honra de sermos padrinhos do Matias, filho da Sónia e do João Miranda. Foi uma cerimonia linda, celebrada pelo padre Miguel Ribeiro. O padrinho todo contente!



Lá em casa, as brincadeiras não faltam. Seja ao ar livre...

-" Gabriel, o que estão a brincar?"
-" Estamos a fazer papel reciclado, não vês mamã?"
- " Pois, claro...."


Seja em casa...

A nossa querida Sílvia, emprestou-nos um material que fez sucesso cá em casa. São trinta e quatro histórias da Bíblia do Novo Testamento, com cenários e personagens em papel para montar enquanto se ouve a história da Bíblia. Como falar de Jesus ao pequeninos, das edições Paulinas. Quando puder vou comprar, vale muito a pena.





 Mas o sucesso não foi só cá em casa. Durante o encontro em que a família Power deu testemunho da sua vida familiar na Igreja paroquial da Abóboda, as crianças divertiram-se muito com este material. Além da história do filho pródigo, também quiserem trabalhar a História das Bodas de Caná. Mas que belo casamento! Não faltou mesmo nada!

 




Foi tão bom escutar os ensinamentos da Teresa no retiro das familias de Caná na Quinta do Conde...


E ter uns minutos a sós com o Senhor...


Em setembro também foi o aniversário da Clarinha. No dia 24, depois de termos cantado os parabéns na escolinha dela fizemos a viagem de regresso à nossa nova morada. Já estava a escurecer quando tínhamos acabado de chegar.

-" E se convidássemos o João e a Sónia para cantarmos os parabéns à Clarinha e jantarmos juntos? O Gaspar iria adorar, não achas?" perguntou-me o Serge animado.
-" Boa! Se calhar já estão a jantar, mas não faz mal eles já sabem que somos meio malucos e fazermos coisas sem nenhuma antecedência, não é?" Olhámos um para o outro e rimos. Sim, é verdade! Não somos nada normais nestas coisas! Montamos a festa em três tempos e o mais importante é que estavámos juntos naquele momento...



As novidades não terminam aqui e continuam no próximo post...

                                 
( foto de David Costa, http://www.oliveoilstudio.com/, no batizado do António)

1 comentário:

  1. Quando se fala em novidades penso quase sempre na mesmo tipo de novidade (que não deve ser difícil adivinhar qual será), mas vou aguardar que publiques o post... :-)

    ResponderEliminar