segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Juntos em Aldeia

A Clarinha já andava cheia de saudades do Gaspar.
-" Mamã, quando vamos a casa do Gaspar?"
-" No próximo Domingo, temos encontro com as famílias de Caná na Aldeia da Abóboda."
-" É retiro, convívio ou missa?" Perguntou o Gabriel para se orientar com o programa.
- " Vamos rezar juntos. Nos encontros das Aldeias de Caná, as famílias encontram-se para rezar juntas. Claro, que também tens um convívio e lanchinho no fim!" Sorri-lhe.

No domingo de manhã, a Clarinha ficou ainda mais contente. Iriamos almoçar juntos na casa do Gaspar, brincar, ver livros e conversar antes do encontro. A missa não a podemos partilhar porque na nossa nova paróquia temos a catequese ao domingo e logo em seguida a missa com os catequistas e os meninos na fila da frente. 
Depois do almoço, de muita conversa, brincadeira, lá fomos todos animados rumo à Igreja de Nossa Senhora da Conceição na Abóboda. Além da nossa família e da família do João e da Sónia, o padre Miguel esteve lá e tivemos a graça de mais duas famílias partilharem aqueles momentos de oração.
O Serge ainda tocou viola ao lado do João algumas músicas e todos cantávamos. Seguindo os Mistérios da Fé, percorrendo do Antigo ao Novo testamento, a palavra Alegria esteve presente no meio da nossa oração.


 O João convidou-nos a fazermos com as crianças uma pagela para colocar no nosso canto de oração,  "Deus sorriu-me", e o desenho dos mais pequenos contando de que forma Deus nos tem feito sorrir. 

Esta foi a pagela que a Clarinha fez ao meu colo. Toda contente explicou em voz alta para as famílias, que estava muito contente com os trabalhinhos que tem feito com a mamã na sua secretária e que Jesus está sempre presente. Ela desenhou Jesus com um florinha atrás da secretária e escreveu a palavra Alegria.


O Gabriel desenhou todos nós a sorrir dentro da cruz de Jesus e embaixo todos juntos voltados para o centro, a luz luminosa que representa Jesus. Ficaram muito giras as pagelas, não concordam?



Rezámos o Magnificat, a consagração a Nossa Senhora e os Mistérios do terço.
Houve tempo para os mais pequenos brincarem um pouco e a Clarinha deliciou-se ao a ouvir histórias contadas pelo Daniel.



A Sónia deixou o desafio de cada encontro ser preparado por uma família diferente. Todos temos maneiras diferentes de rezar e de se expressar e isso pode ser uma forma de nos enriquecermos como grupo.
Dia 15 de Novembro, somos nós a preparar o encontro. 
Haverá por aí alguma família de Caná que se queira juntar a nós?


Sem comentários:

Enviar um comentário