sábado, 6 de setembro de 2014

Lista de sacrifícios...

As primeiras histórias que eu contei ao Gabriel quando ele era pequenino foram as histórias heróicas dos três pastorinhos de Fátima na Cova de Iria. O Gabriel gostava especialmente de todos os episódios do Francisco: quando ele tocava pífaro enquanto guardava as ovelhas, quando ele deu uma moeda para soltar um passarinho, quando ele ficou sem o lencinho de Nossa Senhora que tanto gostava. No meio de tantos episódios havia um que se destacava e o fazia pensar... Eu contei ao Gabriel, que muitas vezes a Lúcia e a Jacinta procuravam o Francisco para brincar e o encontravam atrás de uma parede  prostrado e sozinho a rezar. Dizia ele que queria fazer sacrifícios,  Nossa Senhora lhe tinha pedido para rezar muitos rosários. O Gabriel pensava como era possível o Francisco  não querer brincar, se brincar era tão bom! Eu expliquei-lhe de uma forma muito simples a alegria de oferecermos sacrifícios a Deus. Quando oferecemos sacrifícios a Deus, sentimos um calor e amor no coração mais forte do que qualquer brincadeira nos pode dar. Além disso, Nossa senhora lhes disse que era a única forma de salvar as almas que iam para o inferno e que não havia ninguém que rezasse por elas...


Esta é a segunda vez que a Clarinha participa numa atividade que ambos ficam  excitadíssimos por realizar: construir uma Lista de Sacrifícios para oferecer ao Imaculado Coração de Maria. A Clarinha pede pela segunda vez para incluir na lista, a intensão de salvar as almas do fogo.
 Numa folha branca,  eles colam recortes e pintam a gosto, depois colocamos os números de um a dez. Sempre que cada um realiza um sacrifício, escrevemos à frente qual foi, e eles escolhem um autocolante e colam à frente, como medalha pelo sacrifício. Como cada um é diferente, existem "pedras preciosas" que são individuais, ou seja, os aspectos que cada um tem de trabalhar mais, quando realizados, valem dois autocolantes. Ao fim dos dez sacrifícios, realizamos uma atividade que cada um já escolheu, como recompensa pelo esforço . 

As listas estão prontas para começar....



( reparem que o Gabriel na sua lista, fez duas listas de dez sacrifícios.... Ele está com vontade de se esforçar :-) )



e os autocolantes também estão prontos para entrar em ação....



Assim, que terminarem as suas listas colocarei aqui os resultados.


Trabalhar a nossa personalidade, explicar o que agrada ou não a Deus pode ser feito às nossas crianças com muita alegria e criatividade ajudando-as a amar o sacrifício, caminho único que nos leva a sermos verdadeiramente felizes nesta terra.






Sem comentários:

Enviar um comentário