domingo, 12 de outubro de 2014

E lá voltou a acontecer...

Voltou a acontecer... mas na verdade eu sei que ao longo da minha vida vai voltar a acontecer muitas vezes em diversas situações. 
Com o início do ano escolar e da catequese inicia-se também o inicio de uma nova caminhada no grupo de jovens. Sexta-feira à noite é sinônimo da chegada do fim-de-semana mas também é sinônimo da nossa reunião. Tudo se inicia com uma passagem Bíblica, esta é a nossa base, depois segue-se uma atividade ou dinâmica em que trabalhamos essa passagem e por fim temos um momento de oração, o momento em que criamos intimidade com o Senhor. Tanto a catequese como o grupo de jovens vão ganhando forma ao longo da semana, enquanto realizo as tarefas do dia-a-dia, medito e peço a Deus luz para que possa tocar os corações dos jovens e crianças para que eles se voltem para Deus.  
Sexta-feira, depois do jantar e das crianças estarem de pijama, peço ajuda ao Gabriel para montar a dinâmica engraçada que tinha pensado fazer. Na verdade, era uma espécie de origami que tinham que construir para meditarmos em Mateus 25, a parábola dos talentos. Essa era a passagem que devia ser trabalhada...
Olho para o relógio e vejo que tenho pouco tempo...
O Gabriel tentou-me ajudar mas o inevitável aconteceu...
Os moldes estragaram-se, tentei montar um e acabei estragando o conjunto. E não havia maneira de salvar todo o trabalho, nem tempo para voltar a fazer tudo de novo...
Só tinha a passagem Bíblica. Não tinha mais ideia nenhuma...
O Serge riu-se, mas cheio de confiança disse:
" Não te preocupes, fizeste a tua parte. Olha, já te aconteceu tantas vezes, e a reunião corre sempre bem! Não confias que é o Espírito Santo que te guia?"
Sinto responsabilidade em que aquele momento em que estamos reunidos seja de fato transformador nas suas vidas.
Não tive alternativa, entrei no carro, sem nenhuma ideia na cabeça.
Só me veio esta oração:
" Senhor, tu me enviaste para anunciar o Teu amor ao teu povo. Eu não falo por mim, mas sim por Ti. Preparei-me, fiz a minha parte. Eles esperam ser tocados por Ti. Não me vais deixar agora nas mãos do inimigo..." Depois da oração, surgiram as ideias necessárias e que foram ao encontro das necessidades de cada um. Tentamos "desenterrar" as nossas qualidades e talentos, tomar consciência das sementes boas que Deus tem plantado em nosso coração e acima de tudo procurar pô-las ao serviço dos outros.


3 comentários:

  1. Rute sabes o que eu penso? Que Deus nos dá de vez em quando uns lembretes de que nós somos realmente muito fraquinhos na nossa fé, perante uma dificuldade a primeira coisa a fazer era confiarmos e nós... pois ficamos logo todas atrapalhadas... afinal Deus está sempre connosco!

    ResponderEliminar
  2. Na verdade, Deus fica contente com o nosso esforço, o nosso trabalho. O resto, Ele faz, e faz sempre muito bem :) Basta confiar e entregar-Lhe tudo! Bjs Teresa

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que, além de Deus nos lembrar constantemente da nossa fragilidade e ignorância, estes momentos na nossa vida servem também para nos mostrar o valor da simplicidade. Sim, é bom esforçarmo-nos muito, e fazermos muitas coisas. Mas às vezes, é pela via da simplicidade que chegamos e alcançamos até mais longe....

    ResponderEliminar