quarta-feira, 5 de novembro de 2014

A força na fraqueza

Existe um mistério insondável do Amor de Deus para connosco. Deus criou-nos com um coração cheio de talentos e confiou a cada um de nós uma missão nesta caminhada terrestre.

Quando era adolescente meditava nas minhas fraquezas, nos meus fracassos e perguntava-me a mim própria;
" Porque tenho esta fraqueza que não consigo ultrapassar?"
" Porque tenho esta fraqueza e não outra?"
" Porque Deus permite isto na minha vida e me protege de tantas outras coisas?"

Num primeiro instante, eu percebi que tinha de lutar, tinha que estar atenta e evitar tudo aquilo que me desviasse do caminho de Deus. Ora, se eu tinha a tendência para agir errado ( e muitas vezes repetia esse erro) era hora de arregaçar as mangas e lutar. Sim, lutar! Não lutar contra ninguém, mas contra o próprio pecado, contra o verdadeiro inimigo satanás e as suas hostes espirituais que trabalham dentro dos nossos corações para nos desviar.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Efésios 6:12-13



Na nossa sociedade "lutar" é uma palavra desvirtuada. É usada só para o mal e para ferir o outro. Lutar é sinal de salvação. É sinal de caminhar, de se aperfeiçoar.  A verdadeira luta é dentro de nós, e toda a maldade nasce do interior do coração. Sim! E quem não vê isso ainda não começou a caminhar...

Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,
as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez.
Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro’ ".

Marcos 7:21-23


...pois é no interior do coração do homem que o "inimigo" lança a má semente.

Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: "O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo.
Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi.
Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu.

Mateus 13:24-26


E sempre que o inimigo encontra uma fragilidade ou dúvida nossa, abre nesse mesmo local uma porta e coloca armadilhas no nosso sentir e pensar.

Deus sabe da nossa fraqueza e permite isso. Mas pelo sofrimento, esforço e lágrimas ao agirmos a favor da vontade de Deus alcançaremos as promessas da salvação de cristo. Sim! Não há salvação nesta vida sem luta...

Portanto, temos que lutar e aguentar firme.

Quando estava atenta eu sentia o rugir do leão...

Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.

1 Pedro 5:8-9


Muitas vezes estava distraída e lá caia na minha fraqueza. Então, ficava desanimava e sentia-me fraca.
Resolvi insistir em estar atenta e não ligar às vozes na minha cabeça. Afinal, eu queria lutar e não pecar!

Não pedir a Deus que nos tire as dificuldades, mas sim que nos mande a graça para nos santificarmos através delas.

...foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar.
Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim.
Mas ele me disse: "Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza".

2 Coríntios 12:7-9



Através da luta, esforço e sofrimentos, nos unimos ao mistério de amor de Cristo e alcançamos a vitória nas nossas batalhas.

Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.
Por isso, por amor de Cristo, regozijo-me nas fraquezas, nos insultos, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias. Pois, quando sou fraco é que sou forte.

2 Coríntios 12:9-10


Portanto, percebi que Deus usa as nossas fraquezas para nos tornarmos mais fortes. Deus usa as nossas fraquezas, que nos fazem sentir miseráveis, para que nos abandonemos totalmente, cada vez mais à Sua Santa Vontade. E isso nos torna cada vez mais fortes.

Na fraqueza nos tornamos fortes.

Só nos é pedido o esforço e a luta, pois a vitória e glória dependem de Deus.

Agora vamos meditar nas perguntas:

" Porque tenho esta fraqueza e não outra?"
Como eu disse no início,  Deus criou-nos com um coração cheio de talentos e confiou a cada um de nós uma missão nesta caminhada terrestre. O inimigo sabe, quais são as portas ou instrumentos que o Senhor quer que utilizemos no caminho da nossa santificação. Então ele, "ruge" á nossa volta tentando minar essas portas específicas. Ele tem medo que nos tornemos santos. Ele não nos tenta em tudo, mas naquilo que ele sabe que são os canais de santificação.

Analisem,
 onde estão as vossas fraquezas? Qual são as áreas que têm sido difíceis e dolorosas?
Saibam que é por essa porta que o Senhor reinará e vos santificará!

Não caiam na tentação de reclamar, lamentar e fugir delas, pois é isso que o inimigo quer.
Celebrem e agradeçam a Deus a graça de entenderem isto.

" Porque tenho esta fraqueza que não consigo ultrapassar?"

Temos que lutar... é uma ilusão acharmos que ultrapassamos sozinhos, é pelo esforço e pela graça de Deus que venceremos.Mas venceremos. Sim, venceremos!

" Porque Deus permite isto na minha vida e me protege de tantas outras coisas?"

Deus quer a nossa santidade, pois ele só permite aquilo que nos leva para lá.


Existem duas formas de vencer a luta física:

- dando até o adversário cair
ou
- levando e mantendo-se firme sem cair, até o adversário ficar exausto...


O mesmo acontece na luta interior. Se não conseguimos a primeira opção tentemos nos manter firmes sem desistir, mesmo que pareça que vamos cair. Fiquemos firmes, calmos esperando que Cristo nos venha levantar...



1 comentário:

  1. Que belas palavras Rute, deixam-nos realmente a pensar nas nossas fraquezas e com vontade de lutar!
    Um grande beijinho e obrigada

    ResponderEliminar