quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O nosso tesouro... a Santa Missa

Disseram-lhe: Senhor, dá-nos sempre deste pão! Jesus replicou: “Eu sou o pão
da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais
terá sede”.
(Jo 6,34-35)

Então Jesus lhes disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a
carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em
vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida
eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
(Jo 6,53-54)

“Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue,
verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo
pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.”
(Jo 6,55-57)

“Quem come deste pão viverá eternamente.”
(Jo 6,58) 
( imagem do nosso Canto de Oração)



Sempre admirei as pessoas da nossa aldeia que antigamente faziam quilômetros e quilômetros a pé, quer estivesse a chover ou a fazer sol para irem à Missa ou a Adoração Eucarística... Ninguém reclamava que não tinha tempo ou que estava frio ou calor... e ia a família toda, pequenos e grandes, ao colo ou a pular, lá estavam todos de olhos postos no altar...

Para termos missa diária estamos a uns 14 km de carro, de manhã cedo ( às vezes há excepções mais perto),  temos de alternar, pois um tem de ficar com os mais pequenos à espera que chegue a carrinha da  escola. Mas não é nada comparado com os quilômetros e sacrifícios que as pessoas faziam a pé antigamente! Costumo dizer: quem tem uma Igreja perto de si não sabe as graças que tem...

Infelizmente ainda não é possível de todo irmos todos os dias, mas sigo as celebrações diárias na Canção Nova em direto e faço a minha comunhão espiritual. 




Muita gente diz : " Não é preciso ir todos os dias à missa! Já não basta o Domingo? Deus não precisa nem nos pediu para ir todos os dias à missa!"

É verdade, Deus não precisa de nós todos os dias na missa. Na verdade, não é Deus que precisa de mim lá, sou eu que preciso Dele todos os dias e o busco para me alimentar. Sem Ele me perco, arrefeço..

Na verdade, nós falamos muito no amor de Deus mas o nosso coração ainda não arde pelo verdadeiro alimento que é o Senhor. Muitas vezes me pergunto:
" Como é que o meu coração ainda não arde de amor, sempre que recebo o Senhor, na comunhão? Como é possível ainda ter um coração de pedra que não se dilata ao sentir a presença real do Senhor?"

É este coração que se dilata pela presença do Senhor que eu desejo... um coração que se alegra verdadeiramente com a alegria do próximo, que sofre com o sofrimento do irmão e ora por ele ao Senhor... Um coração que acredita no impossível, na providência, que para Deus nada é impossível, em milagres. Um coração que nunca se esquece das promessas de Cristo e vê no outro um outro Cristo...

Quem se entregar verdadeiramente na Santa Missa ao Senhor e o buscar todos os dias com esse propósito, obterá muitas respostas no seu intimo do próprio Jesus... Experimentem!

1 comentário:

  1. Estou de acordo, não é Deus que precisa de nós, mas nós que precisamos Dele... nas últimas semanas de férias fomos à missa todos os dias, e sentimo-nos muito melhor, mais amparados, mais serenos e reconfortados, com as pilhas recarregadas para enfrentar os problemas!

    ResponderEliminar