sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Senhor, o que vamos fazer hoje juntos?

Caminhar segundo o coração de Deus não é tarefa fácil, pois isso implica em tudo dar a Deus o primeiro lugar. O nosso dia-a-dia, como qualquer família, tem muitos desafios. E ser mãe e dona de casa a tempo inteiro tem as suas vantagens, mas nem por isso torna a vida mais simples ou evita a confusão cá em casa. Tenho a tarefa de manter a organização da casa, educar para que todos ajudem, na medida das suas capacidades, é claro! preparar refeições, tratar da roupa. Temos também a horta   ( que neste momento do inverno, fica sempre um pouco parada) e os animais que os meus pais cuidam, que é uma grande benção para nós... De entre tantas tarefas, comum a todas as famílias eu sei que a minha verdadeira tarefa cá em casa, e tenho isso muito claro, é levar o amor de Deus ao coração dos meus filhos e marido. No meio de tantas coisas, todas as situações são oportunidades para falar de Deus, da Sua vontade e de relembrar a intimidade com Ele.

No dia-a-dia de uma família que ama a Deus, apesar de haver momentos para nos sentarmos e rezarmos no canto de oração, temos de nos esforçar para não criar separação entre trabalhar e estar com Deus.
Temos de nos esforçar para que tudo se torne oração e para que toda a oração se torne trabalho...
Esta é a única forma que eu encontro, para que ao final do dia, não deixar o essencial para trás, no meio das minhas tarefas.

Bom, esta é uma das vantagens de ser dona de casa a tempo inteiro, posso gerir o meu tempo canalizando para aquilo que é realmente importante.

Mas como se exemplifica isso na prática?

Ao acordar digo: "Senhor o que vamos fazer hoje juntos?"
Ao realizar as minhas tarefas, tento no meu coração falar com o Senhor, conversar com Ele e não pensar muito em mim... tento manter a alegria e esperança ....às vezes é muito difícil, principalmente nesta fase em que a Sofia gatinha por todo o lado, sobe as escadas, sobe as cadeiras e começa a dizer: " Mamã, mamã! Tá tá", com um sorriso. Tento cozinhar, organizar as coisas com a Sofia a pedir mama, a pedir comida  e a fugir para as escadas sempre na brincadeira. 




Tenho de interromper várias vezes e voltar a arrumar aquilo que já estava arrumado ao longo do dia. É cansativo, mas é um aprendizado de paciência e de deixarmos de dar demasiada importância às coisas. Afinal para mim o mais importante é nunca sair da presença do Senhor ao longo do dia. Quando o Gabriel e a Clarinha chegam da escola tento sempre ter um tempo com eles, falando do que se passou, gosto de rezar e dançar com eles. Ao chegar ao fim do dia, muitas vezes sinto-me muito cansada mas nunca me deito sem "derramar a minha alma aos pés do Senhor"
Até mesmo a dormir eu peço ao Senhor para estar na Sua presença, que eu nunca me separe Dele.

Gostava de regularmente me sentar no sofá a ver um filme ou ter um dia de retiro de silêncio, de adoração, o que não é possivel, mas sinto-me feliz, apesar do cansaço, de me esforçar por colocar Deus na nossa casa e dar-Lhe o primeiro lugar. Quero gastar a minha juventude, a minha vida, as minhas energias servindo a minha família e os outros levando no meu coração a palavra de Deus...

4 comentários:

  1. Sabes Rute, tu és muito especial! Textos como este fazem-me querer ser melhor, viver melhor!
    Que Deus e Maria nossa Mãe vos abençoem a todos!
    Olívia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Olívia, a vossa família também é muito especial... e é luz na vossa terra e tenho a certeza que Deus ainda quer operar muitas maravilhas através de vós. Caminhamos, caímos e levantamos sempre com o olhar em Deus... não olhemos para trás...sempre em frente! beijinhos Rute

      Eliminar
  2. Parabéns Rute. Podem pensar que ser mãe a tempo inteiro é tarefa fácil, mas não é. Tens a minha admiração por isso. Que Deus vos abençoe e obrigado pelas tuas palavras. Tive pena de não te ver na semana passada, mas o Miguel estava adoentado e eu estava sozinha, só as meninas é que foram à missa. Bjs a todos. A sofia está mto bonita e com cara de reguila......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muitos beijos também para ti, espero que nos possamos encontrar de novo...

      Eliminar