quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sondagem: Qual o maior obstáculo à vivência da Fé na vossa família?

Viver a Fé que professamos é o grande desafio que podemos encontrar em toda a Bíblia, caminho que nos indica o céu... A Fé sem gestos concretos é vazia e por si só acaba esfriando o nosso coração. Precisamos ser ousados e viver a nossa Fé lutando e não desistindo de caminhar sobre as pegadas firmes do Evangelho, caminho seguro que nos leva à santidade. Quando essa caminhada se inicia é certo que não estamos sós... a nossa família está connosco e ela própria nos fornece as ferramentas e desafios para amadurecermos espiritualmente. Ora, se viver a Fé é uma luta constante, de esquecimento de si, de obediência e amor à Palavra de Deus, de colocarmos de lado o nosso velho homem e renascermos em Cristo, é certo que temos de ser fortes para vencermos os obstáculos...

Eis o resultado da nossa sondagem:

Qual o maior obstáculo à vivência da Fé na vossa família?

Respostas:




Falta de tempo para estar diariamente com os filhos e falar de Deus
  0 (0%)
Dificuldade em encontrar um tempo em comum para juntar a família para rezar
  2 (28%)
Falta de fé de um elemento do casal
  3 (42%)
Desânimo e falta de tempo
  0 (0%)
A vida de oração familiar ainda não é uma prioridade
  2 (28%)
Ter filhos pequenos
  1 (14%)
Grande exigência profissional
  0 (0%)
Ser apenas um dos elementos do casal a assumir a caminhada com os filhos
  3 (42%)

Votos apurados: 7 



Como eu não quero que ninguém fique sem uma resposta, vou falar um pouco acerca de cada opção escolhida:

Ter filhos pequenos
Pode parecer um obstáculo, mas na realidade ter filhos pequenos é a oportunidade única de aprendermos outra forma de rezar, creio que talvez a mais próxima ao coração de Deus. Aprendemos a nos  focalizar naquilo que é realmente essencial deixando de lado as distrações. 

Oração familiar
"Muito barulho? Não param quietos?" 
A coisa mais importante da Oração familiar é estar a família junta, reunida, com o coração voltado para Deus. Este é o bem mais precioso: estão todos e todos participam, essa participação é mais ativa e proveitosa à medida que a criança vai crescendo. É imprescindível a criança crescer e "beber" desta atmosfera de oração com a família... É neste ambiente que ela vai conhecendo a presença real de Deus. Se a oração familiar for muito silenciosa, não será oração familiar... a criança tem de se sentir à vontade para se expressar, dançar e falar com Jesus. É importante para a criança, a oração familiar ser associada desde pequena à alegria e a um momento de comunhão familiar. À medida que a criança vai crescendo aprende pelo exemplo a estar mais quieta.
"Mas nós pais não conseguimos nos concentrar na oração familiar!"
Porque estão a dar demasiada importância ao que se passa à volta... esqueçam o barulho. Dêem o exemplo, acima de tudo. Se são crianças pequenas deixem-nas estar à vontade, se forem maiorzinhas expliquem-lhes que é importante estarmos atentos ao que cada um vai partilhar e que vamos falar com Jesus... Se necessário fechem os olhos e focalizem-se nesse momento único em que todos os elementos da vossa família estão ali reunidos para louvar a Deus. 
" Mas os nossos filhos não estão interessados em rezar..."
É normal que isso aconteça se eles não têm espaço para participar, se a oração é cheia de formulas mas não toca o coração, se é muito longa ou se passamos o tempo todo a dizer: " Está sentado e quieto!" em vez de nos focalizarmos na oração. Se  dermos o exemplo primeiro de estarmos quietos e concentrados na oração é bem mais fácil para eles!
E o que as crianças sabem e gostam de fazer? Sorrir, dançar e ....muita música, é importante muita alegria e sorrisos para Deus quando temos crianças pequenas... Dediquem tempo a aprender algum instrumento musical e será tudo mais próximo delas e elas jamais esquecerão.

Estão enganados aqueles que pensam que o nosso momento de oração familiar é silencioso! 
Depois de terminada a oração familiar, o importante é fazerem esta pergunta com sinceridade: Será que os meus filhos sentiram a presença de Deus através de nós?






Sofia, queres dar um beijinho a Jesus?




Participação da Santa Missa
Não deixem de ir à missa por causa dos filhos pequenos. Arranjem soluções para eles estarem presentes desde pequeninos, é uma graça muito grande. Nós temos o hábito de irmos todos juntos para os primeiros bancos. Se ficamos muito atrás, os mais pequenos não  conseguem ver o que se passa no altar e mais facilmente perdem a atenção e se aborrecem de lá estar. Connosco é a melhor forma de eles estarem atentos e interessados na missa. No meu bolso do casaco levo sempre uma bolacha, caso a Sofia fique mais inquieta e ela fica toda feliz e entretida sem incomodar. Cada família tem de encontrar soluções que facilitem estarem todos presentes.

A vida de oração familiar ainda não é uma prioridade 
Temos de fazer escolhas, marcar prioridades. Quem escolhe a oração familiar dá a Deus uma grande alegria e Ele fará milagres em vós... rezo para que Deus faça nascer esta necessidade nos vossos corações e abençoe as vossas famílias.
Mesmo quando estamos longe de casa nunca deixamos de fazer a nossa oração familiar. É tão essencial como uma refeição que tomamos... Sempre que entramos no carro a primeira coisa que fazemos em família é rezar e se possível rezar o terço juntos.


Dificuldade em encontrar um tempo em comum para juntar a família para rezar
Se há um obstáculo deste tipo, continuem a rezar mesmo assim, mas não se esqueçam de rezar. Para começar, peguem nos momentos em que estão juntos e façam os vossos momentos de oração: nas refeições, agradeçam a refeição e todo o dia; nas saídas de carro, peçam a proteção de Deus, rezem o terço. Em todas as oportunidades que estão juntos lembrem-se de Deus e Ele estenderá o Seu braço sobre vós e vos abençoará...

Falta de fé de um elemento do casal 
Rezem, mas rezem com confiança pela conversão do companheiro de caminhada. Só em Deus e realizando a Sua vontade encontramos a verdadeira felicidade. Então, temos de ser firmes na oração por quem amamos. Façam correntes de oração, entreguem nas mãos de Deus a sua alma... Mas tudo tem mais força se viverem a vida sacramental, com coração sincero e arrependido. É muito importante estarmos em estado de graça primeiro se quisermos ajudar alguém! Que ninguém se perca por falta de oração. Se me escreverem incluirei nas minhas orações ( rute3almeida@gmail.com). Vocês não estão sós...


Ser apenas um dos elementos do casal a assumir a caminhada com os filhos 
Não se isolem... caminhem com outras famílias. " Suportai-vos uns aos outros" é a palavra chave para caminharmos. As famílias de Caná fazem-nos sentir que pertencemos a uma só família que caminha e não vai voltar a trás!


Espero que este texto seja um impulso a vivermos a nossa fé em Família e a não desistirmos nos primeiros obstáculos, Todas as famílias têm obstáculos, mas não se esqueçam que para Deus nada  é impossível e tudo pode ser mudado pelo poder da oração feita com coração sincero!

Fica o desafio da nova sondagem, do lado direito. Participem!

Qual é a pedrinha das Famílias de Caná que têm mais dificuldade em pôr em prática?

Sem comentários:

Enviar um comentário