quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Plano de Quaresma em Família

Iniciamos a Quaresma hoje, quarta-feira de cinzas, este período de quarenta dias em que a Igreja nos convida a rever a nossa vida, a analisar a nossa caminhada e a uni-la a Cristo. 
É tempo de analisar, rever, renovar. Tempo de lançar metas, trabalhar os nossos pontos fracos. É tempo de penitência e oração. 
Faço o propósito de viver este ano a Quaresma com mais fervor e empenho em família, desejo ardentemente que o Senhor possa habitar no nosso lar e no coração de cada um de nós...
 É no nosso coração que o Senhor quer habitar. Mas como pode Ele habitá-lo no meio da nossa impaciência, falta de confiança, indiferença aos outros, e cegueira para aqueles que nos estendem as mãos? Ele não consegue habitar em nós assim... É necessário fortalecer, renovar o nosso coração. Mas é necessário que nós queiramos fazer esse esforço e decidamos deixar Deus entrar na nossa vida! Sim, é necessário...


Convido-vos a propósito disto, a ler algumas palavras do Papa Francisco para esta Quaresma de 2015: 

Tempo de renovação para a Igreja, para as comunidades e para cada um dos fiéis, a Quaresma é sobretudo um «tempo favorável» de graça (cf. 2 Cor 6, 2). Deus nada nos pede, que antes não no-lo tenha dado: «Nós amamos, porque Ele nos amou primeiro» (1 Jo 4, 19). Ele não nos olha com indiferença; pelo contrário, tem a peito cada um de nós, conhece-nos pelo nome, cuida de nós e vai à nossa procura, quando O deixamos. Interessa-Se por cada um de nós; o seu amor impede-Lhe de ficar indiferente perante aquilo que nos acontece. Coisa diversa se passa connosco! Quando estamos bem e comodamente instalados, esquecemo-nos certamente dos outros (isto, Deus Pai nunca o faz!), não nos interessam os seus problemas, nem as tribulações e injustiças que sofrem; e, assim, o nosso coração cai na indiferença: encontrando-me relativamente bem e confortável, esqueço-me dos que não estão bem! (...) Por isso, amados irmãos e irmãs, nesta Quaresma desejo rezar convosco a Cristo: «Fac cor nostrum secundum cor tuum – Fazei o nosso coração semelhante ao vosso» (Súplica das Ladainhas ao Sagrado Coração de Jesus). Teremos assim um coração forte e misericordioso, vigilante e generoso, que não se deixa fechar em si mesmo nem cai na vertigem da globalização da indiferença.

Há uns meses atrás o Serge disse-me:
" Pensa nas coisas que eu tenho a melhorar para trabalhar nesta Quaresma e eu penso nas tuas!" Achei uma ótima ideia. Muitas vezes temos dificuldade em nos vermos e o outro que está fora consegue ir sem rodeios aos pontos chave que precisamos trabalhar e como trabalhá-los. Não podemos nunca deixar de realizar este trabalho interior, é essencial despojarmos constantemente de nós próprios, da nossa vontade e buscar a vontade de Deus, só assim o Senhor pode ressuscitar verdadeiramente em nós...
No meio desta sugestão, surgiu também a ideia de alargar o tema aos mais pequenos ( na medida deles, é claro!) para juntos realizarmos de uma forma consciente esta caminhada quaresmal em família.

Como qualquer busca do tesouro temos de ter um plano ou um mapa para nos orientarmos e pelo esforço sairmos vitoriosos. Desejamos encontrar no final da nossa caminhada quaresmal em família, o nosso grande tesouro:  o rosto de Jesus ressuscitado em tudo o que somos e fazemos. Que o Senhor nos ajude...
O plano deve ser simples, realista, razoável, sem exigir um esforço a mais que nos leve a desanimar. Mais vale pequenos passos que nos fazem progredir, do que uma meta que nos parece impossível e nos faz regredir. Para as crianças é importante que eles se sintam desafiados a descobrir coisas novas, a fazerem esta caminhada com material prático e verem frutos dos seus esforços. Não deve ser uma caminhada pesada para eles, como uma obrigação, mas sim devemos vê-los com entusiasmo em  avançar cada vez mais.

Hoje, vamos ter uma reunião em família. Numa folha de papel vamos escrever aquilo que cada um pode trabalhar individualmente nesta Quaresma. O Serge dirá os meus pontos a trabalhar e eu os dele, juntos escreveremos os pontos dos mais pequenos. Coisas simples, distribuiremos uma por semana de Quaresma. Para que os mais pequenos tirem muitos frutos desta caminhada e se esforcem com alegria e entusiasmo teremos atividades, irei falar delas à medida que elas se realizarem. Finalmente, escreveremos os pontos a trabalharmos como família, o nosso Plano Quaresmal em família. Iremos nos esforçar por preencher pelo menos um de cada  tópico das ferramentas.
Assim, que tiver pronto partilharei o nosso plano de Quaresma em família.

Ferramentas para o plano de Quaresma em família:
- Jejum, Abstinência e Mortificação:
- Oração;
- Esmola;
-Obras de caridade;
- Estudo


1 comentário:

  1. Excelente plano!!!!
    Espero que esta caminhada dê bons frutos no grande dia que será a Páscoa eterna!!!

    Beijinhos e até breve!

    ResponderEliminar