sexta-feira, 13 de março de 2015

A nossa família e... Jesus

Quando o Gabriel era pequeno e começou a ir ao infantário, eu tinha o hábito de sempre lhe preparar uma surpresa quando ele chegasse da escola. Geralmente era coisas que eu fazia para ele brincar ou para falarmos de um assunto. Nessa altura, não tinha tanta roupa para tratar, tanta comida para preparar nem mais nenhum filho pequeno para cuidar. Assim, eu preparava sempre surpresas que levavam tempo, com pormenores e tudo! Lembro-me, da festa que ele fez quando eu construí um pequeno cenário de uma missa, em que o bombeiro era o sacerdote e o porquinho era o acólito. Tinha direito a um altar e Bíblia também... e todos os legos dele assistiam à missa nuns bancos de correr... 
Esse hábito ainda permanece mesmo que só consiga realizá-lo de vez em quando, embora mais simples, às vezes é simplesmente um pequeno gesto que eu deixo aos pés de Maria para eles verem quando chegam da escola, outras vezes uma coisa nova para aprenderem a fazer sozinhos, como as flores de papel, outras vezes a surpresa é comida, outras vezes faço uma caça ao tesouro para os dois brincarem juntos procurando pistas pela casa, outras um desenho de Jesus para a Clarinha pintar ou um modelo novo de um avião para o Gabriel construir...

" Mamã, fizeste alguma surpresa hoje?" Perguntam os dois em simultâneo.
" Vocês sabem que a mamã anda cansada, principalmente agora que a Sofia quer andar para todo o lado... mas vocês sabem que todos os dias há sempre coisas novas para descobrir, há sempre surpresas que Jesus nos quer mostrar..."

Assim, ultimamente não sou só eu que faço pequeninas surpresas, mas são eles que ao sair da carrinha me dizem:

" Mamã, fiz uma surpresa para ti!"

Há uns dias atrás ao chegar da escola, esta era a surpresa da Clarinha para mim.
A Clarinha deu-me a surpresa mais preciosa que tinha: a nossa família. Reparem que Jesus no canto superior esquerdo também lá está e faz parte da nossa família! Que bom que eles sabem que Jesus anda sempre connosco!



Sim, como é importante falarmos  às crianças da importância da família. O nosso bem mais precioso. Como é importante, eles saberem  dos sacrifícios que, nós pais, fazemos para cuidar deles, para os vermos felizes... com Jesus a nossa família está segura. Ele é o nosso sol, como no desenho da Clarinha, que ilumina o nosso caminho nos momentos de alegria mas também nos momentos de cansaço e tristeza... 

Sem comentários:

Enviar um comentário