sexta-feira, 27 de março de 2015

Tudo é importante em família...

Ontem comecei a arrumar a nossa sala, tentando organizar os brinquedos e a papelada que se acumula com o tempo... Confesso que é uma das tarefas para mim mais difíceis a realizar com os três. Esforço-me para que seja uma tarefa em equipa ( é claro, que a Sofia não participa mas já observa como a fazemos) e que percebam que tudo numa família é importante. Desde, estes gestos de arrumação, passando pelo perdão constante uns com os outros, até a pequenos gestos de deixarmos o que nos apetece fazer e ajudar o irmão, tudo é importante, as brincadeiras, as visitam aos amigos e as festas de anos...
Pode parecer engraçado, mas quando tinha só o Gabriel não conseguia ter a casa tão organizada e limpa como agora com três.... Talvez porque eu aprendi a simplificar, a não dar importância ao que corre mal, a entender que é perda de energia pensar no que está mal e só vale a pena falar e pensar no que ainda pode correr melhor, a pensar menos e a agir mais e a trabalhar em equipa.

 Tentar limpar e organizar os brinquedos dos dois não é tarefa fácil, pois os brinquedos que a Clarinha e o Gabriel mais guardam são coisas que eles constroem com materiais que vão para a reciclagem ou desenhos ou outras coisas que não têm arrumação... eles sempre querem guardar tudo.

Nem sempre posso sentar-me e fazer trabalhos com eles. Geralmente deixo disponível os recursos ( papel, cola, cartão e plástico) e com a sua imaginação eles criam coisas muito bonitas...

Estive muito concentrada a tentar organizar aquilo tudo e a explicar que tínhamos que renovar e pôr muita coisa na reciclagem para termos espaço para criar coisas novas. Enquanto a Sofia se deliciava a espalhar lápis no chão e a mexer nos brinquedos que não podia, o Gabriel lá separou o que não interessava mais... depois os dois desapareceram no jardim.

Passado algum tempo, encontrei-os assim, no jardim, a terminar o seu trabalho




-" Tão bonito, Gabriel! Fizeste sozinho com a Clarinha?" perguntei.
-" Gostas, mamã?"
- " Muito lindo, e até pintaste a cruz... Onde encontraste estas varetas de madeira?"
-" São as varetas dos foguetes que eu apanhei da festa de São Bento!"
-" Ah, pois... e as pedras? Eram as pedras da eira, não eram?"
-" Sim..."
- " Que bom! E o que estás a escrever? Canto de oração?
-" Sim, assim podemos ter um canto de oração cá fora..."





Hoje, os três já tomaram o pequeno-almoço, no seu novo canto de oração, que entretanto já foi repintado e colorido...





Sem comentários:

Enviar um comentário