terça-feira, 14 de abril de 2015

Os sacramentais no seio da família

Quando temos um problema de que nível for, pequeno ou grande, nunca devíamos desanimar ou baixar a cabeça. Deus tem sempre remédio para tudo. Onde está a nossa fé? Pode não ser na altura ou da forma que queremos mas a nossa fé devia aumentar e dilatar o nosso coração nos momentos difíceis e termos a paz de saber que Deus está do nosso lado...
A Igreja dá-nos  os sacramentais que são instrumentos materiais para o alívio das nossas enfermidades e conferem proteção espiritual. Na nossa casa são elementos presentes e utilizados por todos no nosso canto de oração.

Diz o Catecismo da Igreja Católica (§1670-1667):
«Os Sacramentais (...) oferecem aos fiéis bem dispostos a possibilidade de santificarem quase todos os acontecimentos da vida por meio da Graça divina que deriva do Mistério Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. (...) A Santa Mãe Igreja instituiu também os sacramentais. Estes são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual. Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida.»1(II Concílio do Vaticano, Const. Sacrosanctum Concilium, 60: AAS 56 (1964) 116: cf. CIC can. 1166; CCEO can. 867)

Aqui, falei-vos que no nosso canto de oração temos sempre três elementos: Sal exorcizado, água benta e azeite abençoado.Temos muitas histórias em família de graças obtidas. É uma pena que os católicos pouco conheçam, usem ou que seja divulgado na própria Igreja pelos Sacerdotes. Hoje em dia, todos recorremos logo em primeiro lugar à farmácia dos homens e nos esquecemos daquilo que a Santa Igreja nos deixa.



Numa noite passada a Clarinha estava sempre a acordar durante a noite e chorava porque lhe doía uma perna, dizia ela. Depois de três vezes acordar, falar com ela e adormecer, disse-lhe:

"- A mamã vai falar com Jesus e vai trazer azeite abençoado e sal exorcizado. Vais ver que vais conseguir dormir!". Ela a chorar acenou com a cabeça. Levei os dois frascos perto da cama, molhei o dedo no azeite e adicionei o sal e rezei, depois esfreguei na perna. Ela imediatamente adormeceu e acordou de manhã muito bem disposta.

"- Clarinha, dormiste bem? Já não te doi a perna?" perguntei
"- Não, mamã!" sorriu.
"- Vai então agradecer a Jesus, pois foi ele..." disse-lhe. Ela ajoelhou-se no canto de oração e disse:
" -Obrigada, Jesus!"

Num outro dia, o Gabriel antes de dormir:

"-Mamã, podes ir buscar o azeite abençoado para eu ter sonhos bons?"
"-?!"
"- Sim, sempre que me fazes o sinal da cruz com o azeite abençoado tenho sonhos tão lindos..."

Há muitas histórias e até coisas divertidas acontecem,  eles adoram comer uma pedrinha de sal exorcizado do canto de oração sem que eu veja, e vão brincar.... :-)

Saibam as nossas famílias encontrar na Igreja através dos sacramentais instrumentos de alívio e resposta para as suas inquietações e problemas...

3 comentários:

  1. Gostei muito, Rute. Obrigada. Realmente faço parte dos católicos que pouco conhecem e usam os sacramentais. A ver se aos poucos mudamos isto cá em casa...

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Para Deus nada é impossivel! Se os sacramentais forem usados com fé e a pessoa estiver disposta a estar em adoração diante do santíssimo, confessar-se e comungar, a sua alma em pouco tempo estará curada. Isso é o ponto principal! Se a pessoa oferecer a sua vida para servir, quem sabe? qual o seu amor por Deus? Se quiser falar melhor sobre este assunto escreva-me para o mail rute3almeida@gmail.com, terei todo o gosto em falar é um tema que me é importante. Um abraço

      Eliminar