quinta-feira, 7 de maio de 2015

O Paraíso e ... o canto de oração

Perto da nossa casa temos muitas praias fluviais, ribeiros e lagoas naturais. É uma alegria para todos levarmos o lanche e brincarmos na água molhando os pés sentados nas pedras ou apanhando peixinhos e lagostins para os observar. Não são só as crianças que gostam e sentem necessidade de lá ir, mas eu própria preciso mesmo destes momentos que me fazem sair da rotina, do cansaço e de voltar os olhos e coração para a presença de Deus. Sinto-me muito abençoada por viver nesta zona e poder partilhar estes momentos em família. 

Há uns dias atrás, o tempo estava quente e lá fomos nós para a ribeira.
Eles fartaram-se de brincar a observar os bichinhos na água, apanharam peixinhos e deram uns mergulhos.



A Sofia estava muito contente, pois já conseguia brincar sozinha nas pedras sem se desequilibrar molhando os pezinhos e chapinhando...



Enquanto lá estava meditava no amor com que Deus criou o homem e na relação de intimidade e proximidade que Deus tinha inicialmente com ele.

Lembrei-me do excerto daquela passagem do Génesis, depois de Eva comer a maçã e de a dar a Adão, eles ouviram a voz de Deus:

" E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim." ( Gn 3-8)


Fiquei a imaginar como seria o amor e a intimidade de Adão e Eva com Deus inicialmente, a imaginar Deus a passear no jardim à tardinha com eles... Deveria ser tão bom!

Na verdade, nós fomos criados para vivermos num paraíso, fomos criados para estar intimamente ligados a Deus e a caminharmos com Ele pela tardinha...

Sim, eu quero estar grata por toda a obra da criação à minha volta, reconhecendo nela o imenso amor que Deus tem por nós! Quero contemplá-la e ouvir a voz de Deus e os seus passos ao meu lado enquanto caminho e ....realizar sempre a Sua vontade...

Depois da brincadeira, olhei para eles e disse:

-" Falta aqui qualquer coisa, não acham?" Eles olharam para mim sem entender.

-" E se hoje em vez de rezarmos o terço à noite, rezássemos aqui?"

-" Sim, o canto de oração!" O Gabriel e a Clarinha começaram a olhar à volta na tentativa de encontrar um bom sítio. Ao lado de uma pedra mais lisa, uma pequena planta rebentava.

-" Aqui!" Em cima da imagem da sagrada Família a Clarinha colocou uma pequenina florinha rosa.




Senti-me um pouco como no paraíso. À medida que percorríamos os mistérios do terço, Deus caminhava ao nosso lado...

Na verdade, um canto de oração representa o nosso coração aberto a Deus. Em qualquer parte podemos fazer um canto de oração, basta termos o coração voltado para Deus e desejarmos que Ele caminhe connosco. O nosso canto de oração existe onde está verdadeiramente o nosso coração...


2 comentários:

  1. Tão bom!
    É realmente um privilégio terem essa natureza toda tão perto...
    Beijinhos

    ResponderEliminar