terça-feira, 30 de junho de 2015

O sonho, o fracasso e a resposta

Na escola sempre fui uma boa aluna, com boas notas e sempre me preocupava com os meus colegas. No final do secundário tinha uma média muito boa e podia escolher muitas saídas profissionais. Ao entrar na faculdade, não escolhi a área em que tinha melhores notas  ou a área que tinha melhor saída profissional. Eu tinha gosto por tudo, queria saber um pouco de tudo e tinha um sonho. Lembro-me de escrever num caderno acerca dele: Eu queria unificar todo o conhecimento, queria compreender a linguagem de todas as ciências estudadas e chegar à essência, a tudo aquilo que é verdadeiramente essencial  e transformar o mundo à minha volta... Eu sabia que a Matemática era a linguagem de todas as ciências. estava disposta a dar o meu melhor. Então, entrei no Curso de matemática, ramo científico.

Quando nós temos um sonho, um desejo sincero do nosso coração, o Senhor dá-nos sempre a resposta ao longo da vida, na maior parte das vezes, não da forma que queremos mas sim da forma verdadeira.

Entrei no curso logo na primeira opção. Gostei da linguagem lógica, certinha de aplicar conhecimentos, mas o Senhor já nessa altura queria falar-me ao coração. Lembro-me de estudar muito, até cheguei a fazer gravações de matéria de Álgebra Linear para um colega invisual estudar. Vieram os primeiros exames e os seguintes e eu não conseguia passar. Fiz muito poucas cadeiras do curso, mas as que fiz tirei boas notas. Tudo me mostrava que ali não era  meu lugar e eu insistia em ficar, até fiquei doente e muito em baixo. Foi um tempo doloroso e de grande fracasso para mim.
As marcas do fracasso que senti nessa altura são hoje uma das fontes da minha força em tudo o que faço!

Tudo o que o Senhor permite é para nosso bem. Hoje, riu-me com o meu passado e digo: " Fui mesmo teimosa! Porque não mudei logo de curso?" Hoje também sei a resposta: " Se tivesse mudado de curso, talvez estivesse com uma boa carreira profissional e longe, longe dos caminhos de Deus... Talvez me sentisse cheia de orgulho pelo meu percurso e não precisasse de Deus! Talvez não tivesse sido mãe tão cedo, nem estaria com a família linda que tenho. O fracasso que senti foi a benção que eu precisava para salvar a minha alma!"

Mais ou menos nessa altura conheci o Serge, foi ele que me resgatou. Com o tempo comecei a ter as primeiras respostas ao meu sonho: a linguagem que nos leva a conhecer a essência de todas as coisas não se faz por meio da matemática ou da ciência, só há uma linguagem que nos leva a unificar tudo. Essa linguagem é o Amor, a força mais poderosa de todo o universo. A linguagem do amor entrou na minha vida pela comunhão e partilha com o Serge e com ele, os nossos filhos. Mas esse amor humano ainda era pequeno para unificar tudo. Aos pouquinhos Deus foi-me  chamando a conhecer um Amor ainda maior através da minha família e da maternidade, o Amor capaz de transformar e de romper fronteiras de espaço e tempo e de desafiar as leis da natureza e da matemática. O Amor de Deus, aquele Amor que não tem limites e nos quer unificar a todos num só corpo.  É a este Amor do próprio  Deus que temos que entregar toda a nossa vida acima de todas as coisas e dar-lhe o primeiro lugar...

Ajuda-nos, Senhor a sermos fiéis a este Amor! Sim, o Amor de Deus é a essência de todas as coisas!







2 comentários:

  1. Olá Rute!
    Lindo! Gostei muito deste post! Como Deus nos vai guiando sem "percebermos muito bem", apesar dos nossos conceitos de vida! Só temos que confiar em Deus! Um abraço

    ResponderEliminar