quarta-feira, 13 de agosto de 2014

À semelhança da Humilde Casa de Nazaré.... O silêncio

Este post dá início a uma série de cinco temas que vou desenvolver, com o tema : À semelhança da Humilde Casa de Nazaré:
1- O silêncio
2- Humildade
3-Vida familiar
4-Ensinamento do trabalho
5-Vida de Oração

Quando se fala aqui em Casa, entenda-se que iremos abordar as duas dimensões: a Casa física, material e a Casa humana, vivência espiritual.

Partilho convosco o desafio que queremos fazer em família todos os dias, pois desejamos que o nosso lar se assemelhe, cada dia mais, à Humilde Casa de Nazaré.



O Silêncio

Vivemos num mundo que cada vez mais busca a agitação, o barulho, o entretenimento. Vivemos estressados com mil e uma coisas na cabeça, de um lado para o outro.

Olhemos, para o rosto da Sagrada Família, exemplo para nós. Reparem no contato visual que se estabelece, muitas vezes sem muitas palavras...Nós ao contrário, na maior parte das vezes usamos muitas palavras e nem sequer estabelecemos contato visual com o nosso esposo ou esposa, nem cumplicidade e paciência com os nossos filhos através do olhar. Cultivar o silêncio no meio familiar é importantíssimo para estarmos atentos aos sinais de Deus e às necessidades dos outros.

Mas como uma casa com crianças pode ser silenciosa?

Explicar aos nossos filhos o amor ao silêncio. Incentivamos sempre os nossos filhos a falar num tom de voz moderado. Muitas vezes, o Gabriel fala  alto quando está todo excitado com alguma experiência e eu explico-lhe que não há necessidade de falar tão alto, que Deus ama o silêncio, que quando conversamos é mais agradável falar baixo. Um dos sacrifícios que eu mais lhe peço, é ficar em silêncio por alguns momentos para ele treinar este amor ao silêncio. Pois, só no silêncio conseguimos escutar a voz de Deus em nosso coração.
Durante as refeições, cultivar o hábito de falarmos num tom moderado e evitar falarmos todos ao mesmo tempo. Assim, vamos amando o silêncio...
É importante estarmos atentos a tudo aquilo que provoca ruido em nossa casa, e nos desvia a atenção. Em nossa casa por opção, não vemos televisão, nem temos o rádio ligado. Costumamos às vezes ouvir música religiosa, ou palestras a falar de Deus. Ás vezes, os pequenos gostam de ver filmes de santos ou filmes sobre as histórias da Bíblia. As crianças repetem tudo o que ouvem. Gosto tanto de ouvir a Clarinha a cantar que ama Jesus e Nossa Senhora...
É importante retirar todo o ruído nas horas das refeições e estabelecermos contato visual com ternura com todos os membros da família.
E agora a parte mais difícil de ouvir....
A maior parte da falta de silêncio está dentro de nós, por isso temos uma batalha todos os dias a travar dentro de nós para nos focalizarmos e "escolhermos a melhor parte" como Maria fez, pois só Deus basta...É Ele que nos sustenta, é Ele que está no comando de tudo. Porque temos tanto medo e nos preocupamos com tanta coisa inútil? Façamos silêncio dentro de nós e supliquemos à Nossa Querida Mãe Celeste a graça do silêncio interior . O silêncio interior que nos faz viver com alegria no meio de tantas tarefas domésticas, tanta roupa para estender, tanta comida para fazer e tantas fraldas para trocar...

2 comentários:

  1. Sim, Rute, o silêncio é tão importante! Mas cá em casa somos (ainda) muito barulhentos. E como estamos habituados a não ter vizinhos, pior! E falamos todos ao mesmo tempo à refeição... Tanto para aprender convosco!!!!!! Vou tentar já hoje :) Bjs Teresa

    ResponderEliminar
  2. Querida Teresa, também cá em casa( e somos menos) acontece o mesmo, mas buscamos cada dia melhorar o nosso encontro com Deus.

    ResponderEliminar