terça-feira, 26 de agosto de 2014

À semelhança da Humilde Casa de Nazaré... Ensinamento do trabalho


Ensinamento do trabalho

Ao meditar na Sagrada família, este é o ensinamento que mais me fascina no meu dia-a-dia em  família. Jesus era filho de um carpinteiro e desde cedo contemplava São José que Lhe mostrou e ensinou o segredo de trabalhar com a madeira. É certo que todos os dias, via sua mãe, Maria, a bordar ou a preparar as refeições ou a varrer cuidadosamente a casa. Com a Sagrada Família aprendemos que o trabalho dignifica e não diminui. E Jesus sendo filho de Deus, desde cedo trabalhou.

Hoje, em muitas famílias, muitos filhos perdem o tesouro de acompanhar os seus pais nas suas tarefas, de amadurecerem interiormente e naturalmente para a vida adulta. Desde cedo, como rotina, as crianças são colocadas em compartimentos separados da casa para brincarem, ou deixadas com outras pessoas, enquanto os pais estão a realizar as suas tarefas. Cuidado para não criarmos pessoas que viveram a sua infância num mundo artificial de brincadeira, em que os pais nem lhes ensinaram a  fazer a cama ou a dobrar o pijama,  em adultos terão muita dificuldade em enfrentar os desafios da vida, principalmente a batalha interior árdua que nos leva rumo à nossa santificação. Acabamos então, por achar que temos de dar muitas coisas aos nossos filhos, para que eles preencham o seu tempo. E até achamos que temos de ter menos filhos para lhe podermos dar mais coisas, mas a verdade é que a maior alegria de uma criança é aprender coisas novas, enquanto acompanham as tarefas dos pais e para isso não precisamos de inventar coisas supérfluas para os vermos felizes. Ora vejam, os brinquedos preferidos da Sofia, coisas simples que temos em casa...



 Desde pequenos, gosto que os meus filhos estejam sensíveis e participem nas tarefas lá em casa. Amar o trabalho é o princípio do caminho rumo à santidade. Sem trabalho e sem esforço não seremos santos. 

De manhã, peço ao Gabriel que faça a sua cama e eu ajudo a Clarinha. Sempre que estamos tranquilos em casa, o Gabriel dobra o seu pijama e arruma-o junto à cama. A Clarinha também já sabe dobrar o seu, ainda um pouco torto e desajeitado, mas quando tiver a idade do mano já saberá dobrar bem a roupa toda. 

De manhã, sempre que podemos, costumamos fazer 'sumo verde', com cenoura, maçã, couve, beterraba, etc. A Clarinha gosta sempre de ajudar, é claro!

                              


" Quem quer fazer pizza com a mamã?"
"Eu!" - respondem os dois aos pulos. E saltam para a bancada. 


E não querem somente ajudar mas também querem ser eles a fazerem sozinhos uma pizza pequenina. 





Ora vejam a pizza que a Clarinha fez para as bebés:





É preciso apanhar as folhas mais velhas das couves para as cabras comerem. O Gabriel lá está para ajudar...


Depois, ainda há tempo para brincar nas árvores...





Para preparar a tarte de maçã todos querem ajudar...





O avô tem colmeias no meio dos pinhais, perto da ribeira. É hora de aprender como se separa o mel dos favos, para guardar em frascos para o ano inteiro...





"Tanto mel, limpinho...."- diz a Clarinha.



Todos têm direito a experimentar chupar o mel diretamente dos favos...





Sempre que saímos de casa, lá está a Clarinha a pedir-me para dar a sopinha ou a papa à Sofia...



Em casa, ela já trata muito bem da Sofia, com a minha ajuda, é claro!








Aprendamos à semelhança da Sagrada Família, a valorizar a herança do ensinamento do trabalho em família,  pois ela  engradece as nossas almas mas principalmente leva os nossos filhos a amarem o sacrifício de se aperfeiçoarem e de se realizarem desde pequeninos.

4 comentários:

  1. Que texto bonito!
    Nós cá em casa também pensamos assim! Que bonita família vocês são!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Bejinhos também para a vossa linda família! Tudo o que escrevo é também para nós, todos os dias cá em casa, temos de nos lembrar e nos esforçar por corrigir tudo aquilo que nos impede de chegar ao coração de Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando eu leio este, e outros blogs, eu penso muitas vezes: é mesmo isto que eu penso... estou completamente de acordo... ora, exactamente... Para depois logo a seguir pensar...bem... ainda bem que me lembraram... ultimamente não tenho seguido muito este caminho...Ainda bem que tenho ferramentas que me lembram sempre que tenho de me esforçar por corrigir o que me afasta da intimidade de Deus. Obrigada por ser uma dessas ferramentas.

      Eliminar
    2. O importante é nunca desanimar, quando encontramos a realidade longe daquilo que sabemos que é o correto, devemos com esperança insistir... mais tarde vem os frutos

      Eliminar