quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Derramar a nossa alma aos pés do Senhor

Hoje, depois de preparar a Clarinha e o Gabriel para a escola, era a minha vez de ir à missa. Hoje até podíamos ir juntos com a Sofia, pois tínhamos missa mais tarde, mas o Serge tinha trabalho e lá fora estava tudo cheio de gelo, tudo bem branquinho e a Sofia ficou em casa...






 Ir à missa sozinha para mim é um momento único, quase sempre perco a noção do tempo e muitas vezes ainda estou de joelhos quando é para estar de pé... para mim é um dos maiores momentos de intimidade com o Senhor, e é lá que eu sinto verdadeiramente a  comunhão com os santos ...

Estava realmente muito frio e quando entrei no carro não me tinha apercebido da camada de gelo à minha volta. Comecei a conduzir devagar, mas ao longo do caminho, onde os raios solares ainda não tinham tocado, havia uma camada grande de gelo na estrada... fui muito devagarinho e meditando...

Fui meditando no meu coração...
Muitas vezes dizemos que amamos o Senhor mas na verdade estamos gelados, petrificados na nossa maneira de ser. Eu perguntava-me: " Como posso dizer que amo o Senhor e o meu coração ficar igual? Como posso recebê-lo na Sagrada Eucaristia e o meu coração não rebentar de tanto amor? Estarei eu mesmo a amar o Senhor?"

 Eu não acredito que o Senhor esteja longe, não... na verdade somos nós que nos afastamos Dele. 

Como podemos tirar este gelo, que nos deixa paralisados quando no encontramos face a face ao amor de Deus?

O  gelo existe dentro de nós porque o  coração ainda não foi totalmente tocado pelos raios de sol da verdadeira entrega e contrição das nossas formas erradas de viver a vida.  Na verdade, dizemos que somos católicos mas na prática vivemos de qualquer jeito: falando como toda a gente fala, desejando e caminhando como toda a gente caminha, sem nos arrependermos do jeito errado de estar. E muitos dizem : " Mas eu vou à missa, comungo todos os Domingos e ajudo os outros... porque parece que tudo dá errado na minha vida? porque parece que não tenho alegria?..."

Imaginem uma pessoa mergulhando numa fonte cristalina com um fato plastificado, o que acontece?
Essa pessoa apesar de ter estado mergulhada, ao sair da água a sua pele está seca. A água não conseguiu penetrar no corpo por causa do fato plastificado. Assim somos nós, católicos, que apesar de irmos regularmente mergulhar na fonte cristalina dos sacramentos e nas graças da Santa Igreja, do corpo e sangue do Senhor, saímos  da igreja secos, com o coração vazio...

Para as coisas darem certo na nossa vida, em primeiro lugar temos de viver da maneira correta. Não podemos fazer as coisas de qualquer jeito e esperar que os frutos sejam bons, não é verdade?
Depois, não basta seguir preceitos, cumprir as "obrigações" da nossa fé e esperar que o Senhor cumpra os nossos desejos ou nos rasgue o coração com o seu amor... Quem nos rouba ou nos invade é satanás, o Senhor espera sempre que lhe abramos a porta do nosso coração...

"Mas eu rezo todos os dias!" Não basta rezar para que o Senhor tire de nós o gelo da indiferença... temos que ir mais longe, é necessário uma oração onde a alma se derrama aos pés do Senhor.

Como podemos fazer isso?
Se desejam que o vosso coração se aproxime mais do Senhor e criar com Ele maior intimidade, têm de fazer uma boa confissão, pedindo a graça da sinceridade consigo mesmo, para verem o que na vossa vida ofende o Senhor. Ele sempre dá a resposta se a nossa busca é sincera. Depois temos de derramar a nossa alma ao pés do Senhor.  
Há quanto tempo não ficam sozinhos no quarto e falam sem máscaras com o Senhor?
Se não sabem como começar, existe uma forma que nunca falha... Comecem a oração chorando os vossos pecados e pedindo perdão ( o que mais agrada o Senhor é um coração arrependido),  tragam as vossas dores e esforços ...também não basta pensar só em si... tragam o mundo inteiro no vosso coração e desejem consolar Deus.... não tenham medo de chorar... o próprio Senhor virá  e vos enxugará as lágrimas, Ele se fará presente no meio de vós, quebrará o gelo do vosso coração aos poucos e vos fará crescer em Amor... 

Quando isto acontecer a vossa vida nunca mais será a mesma...


1 comentário: