segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Unidos ao Papa - o mundo no nosso coração

Quando rezamos o nosso terço em família, nas três últimas avé-marias oferecemos sempre por muitas intenções inclusive pelas pessoas que nos pedem orações, mas a primeira delas é sempre pelo Papa e 
pelas suas intenções. Tentamos nutrir nos corações dos pequenos o amor à Santa Igreja e a importância de rezar com amor pelo Papa. Lembro-me da expressão da cara da Clarinha quando lhe contei o amor que a Jacinta tinha pelo Santo Padre e da sua visão que o via a ser perseguido. Jacinta rezava muito por ele. Amar a Igreja não se limita a gostarmos de viver na nossa paróquia com os nossos grupos e a servi-los é necessário estarmos enraizados e nutridos na grande família que é a Santa Igreja Universal, rezar por todas as almas para que se salvem e fortalecer o nosso coração e mente com a palavra que o Santo Padre nos trás, ele que é o percursor de Cristo na terra, um pai sábio que nos mostra o caminho. Sempre que posso gosto de ler as suas palavras.


E porque acredito no poder imenso da oração, vou retomar uma atividade com os mais pequenos que eu chamo " Levar o mundo no nosso coração". 
Como somos pequenos, e sem poder nenhum humanamente falando para mudar o mundo, tomámos a decisão de não ficarmos com os braços cruzados. O que não podemos fazer humanamente podemos fazer sem dúvida espiritualmente. O mundo e os acontecimentos da vida podem-nos roubar muita coisa: a saúde, a vida de alguém, os bens mas uma coisa não nos pode ser roubada a nossa fé. E com a fé a nossa alegria e esperança e o amor em servir. Já em Fátima, Nossa Senhora, falou aos pastorinhos que haviam muitas almas que não se salvavam porque não havia ninguém que rezasse por elas.

Imprimi uma mapa mundo e colorimos por continentes. Ele está numa zona bem visível da casa. Cada semana pesquisaremos por continente notícias que se estão a passar, falaremos da cultura, curiosidades e assuntos em função dos interesses de cada um. Todos os dias rezaremos impondo as mãos por breves instantes sobre a zona geográfica rezando por todas as almas que nela habitam pedindo a Deus que as ajude nas suas dificuldades e pedindo a sua conversão e santificação. É um gesto simples, mas acredito que de muito alivio e que nos faz materializar a nossa fé de que juntos somos um só corpo que sofre no mundo.

Que esta ideia vos inspire também nas vossas famílias a serem criativos na oração!
Que Deus vos ilumine a todos e abençoe as vossas famílias e o mundo inteiro!





1 comentário:

  1. Cá em casa também rezamos sempre pelas intenções do Santo Padre e pelo nosso padre João! Às vezes parece que são mais as nossas intenções do que as contas do terço!!!

    :)

    ResponderEliminar