quarta-feira, 22 de abril de 2015

No meio da tempestade

" Naquele dia, ao entardecer, disse: «Passemos para a outra margem.» Afastando-se da multidão, levaram-no consigo, no barco onde estava; e havia outras embarcações com Ele. Desencadeou-se, então, um grande turbilhão de vento, e as ondas arrojavam-se contra o barco, de forma que este já estava quase cheio de água. Jesus, à popa, dormia sobre uma almofada.

Acordaram-no e disseram-lhe: «Mestre, não te importas que pereçamos?» Ele, despertando, falou imperiosamente ao vento e disse ao mar: «Cala-te, acalma-te!» O vento serenou e fez-se grande calma. Depois disse-lhes: «Porque sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?» E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: «Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?»"
(Mc 4,35-41)

( imagem retirada da net)

No barco, que é a nossa vida, passamos por tempestades. Falo de situações em que nos sentimos impotentes, com medo, sem saber como reagir ou agir. Muitas vezes, são situações difíceis que não resolvemos, que se arrastam connosco e até nos habituamos com elas, outras vezes são situações pontuais que vão aos nossos limites humanos, outras vezes são simplesmente testes à nossa fé, paciência...

Todos passamos por tempestades mais tarde ou mais cedo, e elas vêem não para nos fazer perecer, mas sim, para nos fortalecer, para aprendermos a entregar tudo nas mãos de Deus, a sermos pequeninos e a confiar...

Nos meus momentos de tempestade, aprendi que a primeira coisa a fazer é fechar a nossa boca e não ligar ao pensamentos. Aceitar e confiar. Desta forma, nos assemelhamos a Jesus na cruz que mesmo injustiçado, não parou de orar ao Pai em silêncio.

Confiamos verdadeiramente em Deus? Porque duvidamos que Ele está no barco?

Não é Deus que tem o controlo de tudo? Se Ele permite esta situação é porque Ele sabe que desse mal pode tirar um bem maior.

Aprendi que quando aceito uma situação difícil que me acontece e não tento fugir dela, ela deixa de ser uma tempestade. Pode ser uma situação que seja difícil e até seja dolorosa para mim, mas não mais é uma tempestade. Não mais há o desespero e a dúvida se o Senhor está ao meu lado. Tenho a certeza que a qualquer altura Ele se levantará do barco e fará cessar tudo o que me atormenta.


Eu não sei que tempestades estão a acontecer nas vossas vidas, talvez estejam preocupados com alguma doença física, talvez estejam com depressão, talvez a passar por situações difíceis no casamento ou com os filhos ou com angústia por falta de dinheiro e trabalho. Pode ser até que as vossas vidas familiares estejam numa rotina sem tempo e que não haja momentos para a brincadeira ou para estarem mais juntos ou simplesmente andam preocupados o dia inteiro... Eu não sei, mas Deus tudo sabe e pode!

Não fui eu que decidi escrever sobre este tema, Deus colocou-o à minha frente e de certeza quer falar a alguém...

Não tenham medo, Deus não é indiferente à nossa dor e às nossas limitações humanas, aos nossos problemas. Pelo contrário, o Senhor quer-nos livres e entregues, só assim seremos felizes. Muitas vezes temos que passar por grandes desilusões ao confiar no mundo, só assim abriremos verdadeiramente o coração para Deus...

Sejam fieis a Deus, busquem-no acima de todas as coisas, busquem o sacramento da reconciliação, a Eucaristia, a oração e Ele virá... a qualquer momento Ele fará cessar a tempestade... Ele virá.

Rezo por todos...

4 comentários:

  1. Adorei este post! Fez-me ter esperança e ainda mais fé! Obrigada Rute e um abraço para todos!

    ResponderEliminar
  2. Um grande abraço Elsa e muitos beijinhos para as meninas! Que Deus te ilumine sempre...

    ResponderEliminar
  3. Se Deus quis falar a alguém acho que eu sou uma delas! Obrigado pelo post. Que eu não me esqueça destas palavras a todas as horas do meu dia.
    Um BJS a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande abraço Maria de Jesus! Que Deus na sua Infinita Misericórdia tenha sempre presente a sua família e a vossas necessidades. Um beijo para todos

      Eliminar