sexta-feira, 3 de julho de 2015

Recomeçar

-" Mammmãããã!"
- " O que se passa Gabriel?"
-" A Clarinha e a Sofia voltaram a destruir e a mexer nas minhas construções! Tenho de começar tudo de novo!"
-" Acalma-te... Olha, em primeiro lugar tu já sabes que tens de deixar as tuas coisas bem arrumadas e fora do alcance da Sofia. Depois, senta-te aqui ao pé de mim que vou contar-te uma história..."
O Gabriel, sentou-se comigo no sofá muito aborrecido.
-" Sabes, quando a mãe andava na escola tinha uma disciplina chamada técnicas laboratoriais de Biologia e Química. Eu tinha que fazer os relatórios da experiências que fazia e gostava sempre de fazer tudo bem perfeitinho. Eu tinha um computador muito lento, daqueles antigos e a parte escrita do trabalho fazia-a nele. Muitas, muitas vezes... eu já estava no final do trabalho e de repente.... o computador desligava-se e eu perdia todo o trabalho e tinha que começar tudo de novo... Lembro-me no início de ficar muito chateada. Houve um dia que eu decidi não ficar chateada, pois  percebi que não ia resolver nada, isso não ia fazer o trabalho aparecer de novo e depois reparei que demorava o dobro do tempo a terminar a segunda vez, pois tinha de pensar tudo de novo! Quando eu reclamava perdia energia e esquecia-me das palavras que tinha usado. Quando me concentrava em recomeçar logo, sem reclamar, as palavras vinham todas e acabava mais rápido!
Há coisas que acontecem que nos deixam tristes ou chateados, mas já aconteceram! Não há nada a fazer! Achas que reclamar vai resolver alguma coisa? Achas que o trabalho vai aparecer de novo feito sozinho?
Quando acontecer de novo, quando perderes tudo e tentares ganhares força para recomeçar concentra-te só em lembrar-te o que tinha ficado bem feito e pôr logo em prática, antes que te esqueças!"

Cá em casa, estou a tirar o doutoramento do recomeçar. Eu passo a explicar: arrumo a cozinha e passados nem cinco minutos tenho a cozinha desarrumada e mais loiça para lavar. Volto a arrumar como se fosse a primeira. Vale a pena, reclamar? Se estiver muito cansada, levo-os a passear um pouco, ou tomam um banho de mangueira e depois voltamos e todos participam na arrumação...






Muitas vezes  ao longo da vida, Deus chama-nos a perder algo, muitas vezes essencial para nós  e faz-nos o convite de recomeçar. Recomeçar para descobrirmos algo novo! Recomeçar para melhorar algo. Se ficarmos presos naquilo que perdemos, perderemos a oportunidade de ver os milagres que Deus quer realizar na nossa vida e de algo novo que Ele nos convida a recomeçar...


Sem comentários:

Enviar um comentário