quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A nossa ação que cria e transforma pequenas coisas

 Um dia destes durante as férias, o Gabriel veio ter comigo e com um ar aborrecido disse-me:
-" Mamã, já não me apetece brincar sempre com os mesmos jogos, já repetimos vezes sem conta o mesmo jogo..."
- " Tu não gostas de jogos de tabuleiro? Ah, já sei! E que tal fazeres tu um jogo de tabuleiro? É muito divertido! Tu inventas um tema e regras e depois brincas com a mana!"
- " Boa! Posso fazer um tabuleiro de compras e vendas e com cartões surpresa! Preciso também de fazer umas notas com diferentes valores para as compras e vendas, não é?"
- "Sim, que boa ideia! Vais ver que vai ser o melhor jogo de sempre!"- sorri para ele- "Agora mãos à obra! tens muito trabalho pela frente." Enquanto fiz o almoço eles passaram um bom bocado entretidos a construir o jogo e as regras.
- " Mamã, vem ver o jogo! Gostas?"
-" Parece muito divertido! Um dia destes fazemos um tabuleiro a sério com o tema da Bíblia! Já estou a imaginar como seria! Se calhar muitos meninos iriam-se divertir muito com este jogo, além de  aprenderem muitas coisas acerca da Bíblia, não é uma boa ideia?" Eles concordaram e voltaram para a brincadeira.




Outro dia, foram para o jardim construir aviões e outros brinquedos.



Houve um dia que estava cansada e andava de um lado para o outro.
Virei-me para o Gabriel e disse-lhe:
-" Porque estás sentado e não vais brincar?"
-" Não sei ao que brincar..."
-" Olha, a mãe já há muito tempo que não brinca... Como eu gostava de resolver os labirintos e as sopas de letras..."






 Como eu me diverti a resolver os jogos do Gabriel! Se mais houvesse mais fazia...


Também não faltam as brincadeiras no tapete...



Há um tempo atrás o Gabriel, guardou uns grãozinhos de milho com muito cuidado. Depois coloco-os a germinar em algodão e quando a raiz já estava grandinha passou-os para a terra. Quase todos os dias, ele ia excitadíssimo observar se a plantinha já tinha rompido a terra. Cuidou com carinho das plantinhas e sachou-as das ervas daninhas...



Sempre que estivemos fora de casa por uns dias, preocupava-se em que a avó se lembrasse de regá-los. Quando chegava de novo a casa dava pulos de alegria com o crescimento deles. Foi muito bonito acompanhar tudo o processo. Ele gosta muito de comer massarocas de milho cozidas regadas com azeite. Hoje, apanhou-as e disse-me:

-" Mamã, por favor, podemos cozê-las para o jantar?" Foi uma festa e a fotografia diz tudo! Mas para mim, o mais belo foi a partilha do milho à refeição com as irmãs, fruto do seu trabalho e da graça de Deus...





Com tudo isto eu meditava:
Porque esperamos tudo sempre pronto?
Que alegria imensa o fruto do trabalho das nossas mãos confiantes de que Deus nunca nos faltará em dons para servir...
Que alegria imensa nunca esperar que tudo já esteja pronto na nossa vida e compreender que a verdadeira felicidade e alegria está na nossa ação que transforma e cria pequenas coisas...
Que alegria imensa sermos corajosos de colocar as mãos disponíveis para agir, criar, inventar...
Que experiências maravilhosas acontecem de partilha, criatividade e amor quando nos deixamos desafiar pela vontade de Deus!

Sem comentários:

Enviar um comentário