sábado, 4 de outubro de 2014

Uma só coisa é necessária...

Uma só coisa é necessária na relação dos pais com os filhos. Se a nossa meta é educar para Deus com sinceridade, levar os nossos filhos a caminharem com confiança nas decisões difíceis da vida desde pequenos, uma só coisa é necessária: conquistar cada dia o coração dos nossos filhos.

E é com grande tristeza e preocupação  no coração que eu digo, se nós pais não conquistarmos o coração dos nossos filhos, o mundo, com todos os ensinamentos e ideologias contra Deus vai conquistá-los de certeza... Enquanto milhares de pessoas dia e noite trabalham para criarem um mundo de histórias  com heróis duvidosos, maneiras de pensar, roupas, brincadeiras para conquistarem o coração dos nossos filhos, nós, que somos os seus pais, quase não perdemos tempo nenhum com eles, nos preocupando em alimentar  o  amor a Deus. Nós católicos estamos a perder terreno... Andamos muito distraídos com as nossas prioridades. Muitas vezes, olho para mim mesma e fico triste de não estar a fazer esse acompanhamento mais a fundo. Como pais andamos muito mais preocupados se eles são ou não obedientes e esquecemos o aspeto importante da confiança que eles sentem por nós. Digo-vos sinceramente, a obediência é muito mais fácil quando se estabelece a confiança.
E como se conquista o coração?
Estejam próximos dos vossos filhos, oiçam os seus medos, inseguranças, entrem nas suas brincadeiras, estejam presentes nos momentos importantes. É preciso que os vossos filhos saibam que o pai ou a mãe estarão lá quando é preciso. É preciso que eles sintam o coração quente quando pensam em nós e que digam "o meu pai e a minha mãe são boas pessoas, capazes de fazer sacrifícios por nós. Com eles posso contar"
Conquistar não significa fazer tudo o que eles pedem, nem tão pouco se conquista o coração dando coisas... conquista-se o coração, dando tempo, sorrisos, abraços e muitas vezes repreendendo e  castigando com amor, corrigindo o que ofende a Deus. Sim, Deus gosta de ver os pais suando tentando corrigir os filhos, pois ele mesmo O faz connosco.


Uma criança aprende mais facilmente amar o sacrifício quando vê os seus pais a sacrificarem o seu tempo nas coisas que para ela são importantes. Isso é conquistar o coração!





Sem comentários:

Enviar um comentário