quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Sondagem: Qual a pedrinha das Famílias de Caná que têm mais dificuldade em pôr em prática?

Abordarei este tema a partir da visão do nosso testemunho pessoal familiar.
As cinco pedrinhas em nossa casa, vivem-se como um todo  e são os pilares fundamentais, as ferramentas preciosas, a síntese que nos indica o caminho mais curto e seguro rumo à santidade familiar. Quem quer caminhar unido à Santa Igreja e "fazendo tudo o que Jesus nos disser" naturalmente já cumprirá a maior parte delas.



Aqui está o resultado da sondagem:

Qual a pedrinha das Famílias de Caná que têm mais dificuldade em pôr em prática?


Consagração a Nossa Senhora
  0 (0%)
Vida sacramental
  2 (25%)
Canto de oração
  0 (0%)
Rosário e a Bíblia
  2 (25%)
Visitação
  4 (50%)

Votos apurados: 8
Sondagem fechada 

Comecemos por falar das duas pedrinhas que não foram votadas.
Apesar de parecer que são bastante fáceis de pôr em prática, quero aqui falar de alguns aspectos importantes.

Consagração a Nossa Senhora



A consagração a Nossa Senhora nas Famílias de Caná, surge como o ponto de partida da nossa conversão e transformação espiritual, é um abandono total diário nas mãos de Maria. Entregamos-lhe a nossa vida, às vezes ainda sem muita consciência do que isso significa, mas como uma criança de mãos dadas com a sua mãe, caminhamos com confiança que com ela chegaremos a Jesus.

Apesar de ser fácil realizarmos diariamente a oração de consagração a Nossa Senhora, quantas vezes sinto dificuldade em renovar este meu abandono diário nas suas mãos de mãe...
Peçamos a graça a Deus de diariamente ao rezarmos a consagração a Maria, possa o nosso coração ser tocado e inflamado de entrega sincera... que Maria esteja presente e seja invocada diariamente nas nossas tarefas diárias; que seja o refúgio e proteção dos nossos filhos especialmente quando estão fora de casa; que seja a fortaleza na qual a nossa família se santificará. Ensinemos os nossos filhos como filhos de Maria a falar com ela e a ter gestos de amor para com ela ( A Clarinha e o Gabriel gostam muito de fazer desenhos e apanhar flores para colocar no nosso cantinho de oração ao pé da imagem de Nossa Senhora) 

Canto de oração

Facilmente construímos um canto de oração onde a família se reune todos os dias para rezar. Contudo, não basta construir um canto de oração e já está. É necessário reunir a família e usá-lo diariamente como sinal da nossa entrega familiar a Deus. Esse canto de oração é muito pessoal, intimo e próximo de cada  família e deve ser construído a partir do coração. Muitas pessoas têm uma Bíblia em casa, mas poucas são aquelas que lhe dão vida, a manuseiam, a sublinham ou colocam marcadores nas passagens que mais lhes tocam. Assim, também é  um canto de oração, um espaço vivo, de caminhada na fé diária que se transforma à medida que o ano litúrgico avança. Cá em casa, sempre que eu vejo o canto de oração a "ganhar pó",  é sinal que algo podia estar a correr melhor. Independentemente, do que se está a viver na liturgia, há sempre um desenho aos pés de Maria, no outro dia alguém encontra uma flor muito linda e a coloca ao lado da imagem de Jesus, às vezes a Bíblia está fechada outras abertas... às vezes quando temos uma coisa que é muito importante para nós o local mais apropriado é no canto de oração onde todos olham e reparam...  O mais importante,  no nosso canto de oração, é  esta reunião familiar, é esta manifestação e sinal externo da nossa união em Deus, que não deve faltar diariamente, como o "pão nosso de cada dia". 
Que o nosso canto de oração seja sempre um espaço central na nossa casa, que caminha connosco, que caminha com as nossas orações feitas com o coração.


( canto de oração dos mais pequenos)


Vida sacramental

Se temos dificuldade nesta pedrinha é sinal que temos de mudar a nossa vida, as nossas prioridades. Se queremos descobrir a maior felicidade reservada para nós, que é este encontro pessoal com Cristo, temos que ter como prioridade  alimentar a nossa vida com os sacramentos. Cristo se faz corpo, sangue e alma para nos fortalecer na Santa Eucaristia, nos perdoa e nos dá a graça de caminharmos para não voltar a pecar pelo sacramento da Reconciliação, não podemos perder tudo isto! Como querem trabalhar durante todo o dia sem tomarem uma refeição? Como querem que os vossos filhos estudem e tirem bons resultados se não lhe oferecerem alimento durante o dia? Assim, também é a nossa alma, sem o seu verdadeiro alimento que é Cristo. Uma alma sem Cristo fica desnutrida e não terá força para vencer os desafios do mundo e pior, fica cega para a verdadeira felicidade...
Levem os vossos filhos aos sacramentos desde pequenos e verão milagres... rezem pelo companheiro ou pelo filho afastado dos sacramentos, mas rezem com fé....



Rosário e a Bíblia

É fácil votar nesta pedrinha e justificar pela falta de tempo, mas é um erro, pois eu observo que quando  rezamos o rosário e lemos a Bíblia diariamente o resto do tempo ganha qualidade e sentimos a paz em nosso coração. Têm que experimentar, vale a pena!
Como e quando rezar o terço em família com crianças pequenas, é uma questão pessoal e deve favorecer a todos. Nós encontrámos esta solução, e continuamos com ela e tem dado frutos. Ler a Bíblia? Sim! todos os dias, nem que seja uma passagem pequena enquanto o Gabriel e a Clarinha brincam e a Sofia dorme... enfim, sempre que tenho uma pausa de 5 minutos pego na Bíblia.
Contar Histórias da Bíblia? Claro, nem sempre dá para estarmos sentados e quietos. Ás vezes vou no carro e conto um pouquinho, outras vezes estou a lavar a louça e vou contando enquanto trabalho. Em família nunca há situações ideais e se esperamos a situação ideal para alguma coisa acabamos por nunca fazer nada. Eu tento não pensar muito e fazer todos os dias nem que seja um pouquinho. Cada instante livre é oportunidade para uma história, cada instante livre se aproveitado pode ser a salvação da nossa família !

Bom, e agora lá vamos para a mais votada:

Visitação

Sempre senti enquanto caminhava na Igreja e mesmo quando me afastei que este era o aspecto que mais faltava na minha caminhada: ir aos outros e levar alguma alegria e a presença de Deus. 
Quando casei, viemos para a aldeia e voltámos verdadeiramente para a  Igreja. Com um coração novo,  tivemos de tomar uma decisão e pensámos : Ora, se Deus nos dá uma semana inteira para pensarmos só em nós, será que não podemos dar ao menos um dia para pensarmos nos outros? O Domingo, claro! No Domingo, o dia do Senhor, temos de começar a fazer alguma coisa pelos outros. Começámos por visitar o lar de idosos com as crianças ou íamos visitar amigos ou famílias e desde aí nunca mais parámos. Hoje também damos catequese ao Domingo, é realmente um dia muito especial para toda a Igreja. Temos que tomar uma decisão e depois o Senhor nos mostrará o que quer de nós. Mas temos de ser nós a dar o primeiro passo concreto. Que Deus vos ilumine e inspire por onde devem começar a trabalhar a pedrinha da visitação em família.


Lanço uma nova pergunta:

Em que áreas da vossa vida se sentem mais fracos e a precisar de Deus?

Saúde física
Trabalho
Luta interior para superar o pecado
Relação familiar e filhos
Relação entre o casal
Isolamento e falta de verdadeiras amizades
Cansaço psicológico e emocional

Se houver outra resposta que não está aqui podem responder ao post sem se identificarem.



Já podem votar... participem!

Se quiserem sugerir as próximas perguntas a serem abordadas para sondagem,  escrevam para rute3almeida@sapo.pt e serão bem vindas.

Sem comentários:

Enviar um comentário