sexta-feira, 29 de maio de 2015

Santa Mariam de Belém - a amiga da mamã

O mês de Maio é muito especial para mim. Não só poque é o mês de Maria, mas é o mês mais belo e inspirador do ano para quem vive no campo. A vida renasce, os pássaros, os campos cheios de flores e aromas, as tangerinas, as cerejas, as amoras, mirtilos, tudo isso é para mim um cenário de contemplação. Não consigo registar nem com fotos, nem com palavras aquilo que temos vivido por aqui.
Agora com os dias quentinhos, depois de os mais velhos irem para a escola, eu, o Serge e a Sofia começamos o dia com uma caminhada, onde respiramos fundo e sentimos a beleza de Deus à nossa volta. Ao fim do dia e sempre que é possível vou buscá-los mais cedo à escola e brincamos na ribeira e também falamos de Deus, outras vezes quando chegam da carrinha da escola deixam as mochilas à porta e vão a correr para as cerejeiras e enchem a barriga...



Temos como hábito deitar os pequenos cedo, ontem depois da oração subi entusiasmada as escadas para irmos para o quarto e disse aos mais pequenos:

- " Hoje tenho uma grande surpresa para vocês!"
-" O que é, mamã?" perguntaram em simultâneo.
-" Vou-vos contar a história da amiga da mamã!"
-"?!"
-"A Mariam, mas ela já está no céu! É espetacular!"
-" Ah! Já sei,  a fotografia dela está aqui no livro! É ela não é?" - perguntou  o Gabriel.




-" Sim, é essa mesmo! Ela morreu quando tinha a idade da mamã, 33 anos. Quando tinha 5 anos ouviu Jesus, lavou um passarinho com sabão e até comeu com uma serpente quando era bebé, sabiam?!"
-" Conta! conta a história da tua amiga mamã!"- disse a Clarinha entusiasmada.
-" Sim, conta!"- acrescentou o Gabriel.
-"Ok, mas vão prometer que vão estar muito atentos. Tenho a certeza que nunca mais se vão esquecer dela!

A Mariam nasceu em 1846 numa família pobre na Galileia perto de Nazaré onde viveu Jesus.
Os pais da Mariam tiveram 12 filhos que morrem, uns à nascença outros ainda muito pequeninos. Eles estavam muito tristes pois queriam ter uma grande família cristã, então decidiram ir a pé a  Belém, onde Jesus nasceu, pedir a Nossa Senhora uma menina. E assim nasceu Mariam com saúde. Que alegria!
Depois de Mariam, os pais ainda tiveram um menino.
Aos três anos aconteceu uma coisa muito triste..."

- " O que foi mamã?" perguntaram.
-" Os pais dela morreram..."
-"Oh..."
-" Era costume, quando os pais morriam as crianças ficarem com os parentes mais próximos, os tios por exemplo. E foi o que aconteceu."

-" E o irmão?" perguntou o Gabriel.

- " O irmão ficou com outra família e eles nunca mais se voltaram a encontrar.. Imagina, tu e a Clarinha nunca mais se voltarem a ver... Ela deve ter ficado muito triste..."
-" Oh..."
-" Mas a história não acaba aqui e Deus amava muito Mariam e nunca a deixou sozinha. Quando ela brincava com 5 anos na casa dos tios, reparou que os passarinhos nunca se lavavam e pensou em ajudá-los. Pegou num passarinho e começou a lava-lo e esfregá-lo com sabão, imaginem..."

-" O passarinho morreu, não foi?" perguntou o Gabriel
-"Sim..."
-" Ela não era amiga dos bichinhos? Por que é que ela apanhou o passarinho para o lavar com sabão?" disse a clarinha confusa.
- " Sim, o passarinho morreu, mas ela não  queria fazer-lhe mal. Ela pensava que estava a ajudá-lo. Ela ficou tão triste que ao ver o passarinho morto nas mãos foi um choque.Foi nessa altura que ela ouviu a voz de Jesus no seu coração. 

Gabriel, por favor pega no livro que está ao teu lado para eu ler.

Jesus disse-lhe: " É assim que tudo passa! Se Me quiseres dar o teu coração, permanecerei sempre contigo."  O que quer isto dizer? As coisas estão sempre a mudar à nossa volta, não é? Hoje faz sol, amanhã..."
-" ...pode estar a chover!" disse o Gabriel.
-" É verdade, está sempre tudo a mudar à nossa volta. Hoje vocês são pequeninos amanhã vão estar um pouquinho maiores, nunca estarão iguais. Só há uma coisa que permanece sempre igual, aconteça o que acontecer: a presença de Jesus ao nosso lado, mas temos de oferecer o nosso coração."

-" O que é que Mariam fez depois, mamã?" perguntou o Gabriel. 
- " Ela entendeu o que Jesus lhe tinha dito, entendeu a separação das coisas que mudam e passam, às quais não nos devemos apegar, com medo de as perder, das coisas que são eternas, que permanecem e que ninguém nem nada nos pode tirar, o amor de Deus. Ela entregou o seu coração a Jesus.
Desde pequenina começou a jejuar ao sábado em honra de Maria, comia propositadamente as coisas de que menos gostava, para exprimir o seu desapego das coisas que passam, que são passageiras."

( continuação no próximo post) 


Sem comentários:

Enviar um comentário