segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A alegria de estar em família e a alegria da nova Aldeia das famílias de Caná

Umas das coisas maravilhosas destes últimos tempos tem sido a alegria de estarmos com amigos. O tempo de conversa / partilha entre nós e a brincadeira entre as crianças parece não ter fim, temos sempre vontade de ficar só mais um pouquinho juntos. A Sónia e o João Miranda e os seus filhos são uma família de Caná muito especial para nós, com eles sentimo-nos em casa.


Temos tido momentos muito bons juntos, de brincadeira, conversa, de partilha de refeições, juntos também já fizemos a nossa oração familiar diária junto do canto de oração, e juntos participámos da Santa Missa na paróquia.

Neste clima familiar, tivemos a graça de receber no primeiro encontro da Aldeia de Caná de Cascais e arredores mais uma família da paróquia e a presença do padre Miguel que nos acompanhou com o seu ensinamento de acolhimento.
Foi um dia especial onde foi lançada a semente das Famílias de Caná na paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda, vigararia de Cascais.
Eu estive a trabalhar com as crianças e diverti-me imenso. Aprendo sempre tanta coisa com as suas partilhas! É tão bom...
Estive a trabalhar com os Mistérios da Fé, primeiro volume, da Teresa. Que belo trabalho são os Mistérios da fé, vale muito a pena trabalhá-los em família!




Desenvolvi o tema da oração, da importância de estarmos atentos à voz do Senhor, percorremos o primeiro mistério dos Mistérios Gozosos. Contei a história de Samuel e a história da Anunciação do Anjo a Nossa Senhora.
Cada um construiu a sua cruz de papel com dobragens e recortes a partir de uma história, que nos fala onde encontramos a presença de Deus. Tirei a ideia da cruz aqui, mas adaptei a história ao tema.

A história que contei foi mais ou menos assim:

"O Senhor Deus criou-nos com um coração puro e limpinho como esta folha de papel. Pediu-nos que cumpríssemos os seus mandamentos e O escutássemos. Escutamos a voz do Senhor quando rezamos em família na nossa casinha ou na igreja. 

( aparecia a forma de uma casa)
  

Mas o homem esqueceu-se e preferiu procurar Deus através das coisas. Nos anos 60, o homem inventou o avião. 
( surge a forma do avião)
Assim pensou chegar até ao céu, mas ele viu que o avião não voava assim tão longe e talvez Deus estivesse para além das estrelas. Então, ele inventou o foguetão. 
( após cortar as asas do avião, surge o foguetão)

De fato, o foguetão ia mais longe mais ele percebeu que não era assim que ele encontrava a presença e o Amor de Deus.


Na verdade, só encontramos a presença e o amor de Deus na cruz, onde Jesus morreu e se ofereceu por todos nós. Mas Ele não permaneceu morto. Ao terceiro dia, ressuscitou e está sentado à direita de Deus Pai todo poderoso.
( surge a forma de uma cadeira)"


Depois cada um decorou a sua cruz.
E à semelhança de Samuel na sua cama a escutar a voz do Senhor, cada um levou para o seu canto de oração esta imagem ( tirei ideia aqui)  para se lembrar de estar atento à voz do Senhor e na parte de trás escreveu: " Fala, Senhor, que o teu servo escuta!" ou "  Eis a serva do Senhor". 




Foi um dia em cheio com oração e muita música, com o João à viola e todos nós a cantar. O João até tocou a música da Teresa, Vinde a Mim, já tínhamos treinado juntos em casa. Não correu nada mal! Que bom!

E aqui fica a foto do padre Miguel durante o seu ensinamento. Esperamos em breve mais pormenores deste encontro e do ensinamento do padre Miguel, pela partilha do João e da Sónia, que tão bem conduziram este encontro.




Obrigada Senhor, pela oportunidade de servir mais uma vez e de falar de Ti ao grupo de crianças... Como foi bom!

5 comentários:

  1. Que alegria tão grande, Rute! O Senhor faz milagres quando Lhe oferecemos o nosso nada, e nos deixamos conduzir! Mais uma Aldeia de Caná! A semente do Reino é sempre muito pequenina, mas a árvore que nasce dá muitos frutos!
    Bjs Teresa

    ResponderEliminar
  2. Estivemos juntos em oração. Um abraço fraterno para mais uma linda aldeia que nasce! Bjs

    ResponderEliminar
  3. É sem dúvida uma alegria enorme poder partilhar convosco de todos estes momentos e contar com a vossa companhia no arranque desta aldeia. A semente promete! Bjs

    ResponderEliminar