segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Bolinhos, bolinhos...

Ao celebrarmos o Dia de Todos os Santos, é tradição lá na aldeia as crianças percorrerem as casas a  pedirem os bolinhos em honra de todos os santos. 
O Gabriel e a Clarinha de saco na mão lá foram todos contentes estrada fora. Este foi o primeiro ano da Sofia, que vinha toda contente ao meu colo. Ao chegarmos ao pé de uma porta, gritavam em coro:
- " Bolinhos, bolinhos... em honra de todos os santinhos!" E lá aparecia um rosto sorridente com uma mão cheia de rebuçados, e na outra uma moeda. Era vê-los contentes a abrirem os sacos. Percorrer as poucas casas da aldeia, é uma oportunidade especial no ano para visitarmos as pessoas e darmos um pouco do nosso calor humano. Apesar de serem poucas casas, são muito distantes entre si e ficamos com pena de não irmos a todas. Ficou a promessa e o desejo nos nossos corações de uma visita mais frequente aos nossos vizinhos, que muitas vezes se encontram isolados. 

"Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos."
(1 Jo  3, 16)

Ao chegarmos a casa, a festa de Todos os Santos continuou...




Estes dias do ano para as crianças, têm de ser vividos em grande, com muita alegria, muito desejo de querer a companhia dos nossos amigos do céu, muito desejo de querer ser santo! 

Não estamos sós! Os santos estão em comunhão connosco para nos elevar, iluminar. São fonte de inspiração e modelo fecundo a seguir nas provas da vida. Levam-nos ao caminho certo de união com Cristo. 
Sejamos ousados em desejar seguir os seus passos, sem medo, com confiança!

Quem sabe, se para o próximo ano, pudéssemos festejar entre as Famílias de Caná, uma celebração de Todos os Santos? Seria muito bom...

4 comentários:

  1. Querida família, amigos e irmãos em Cristo! Foi com grande alegria que vos encontrei no vosso blog. Estava eu aqui a pesquisar imagens de cantinhos de oração, pois também quero fazer um cá em casa, quando vos encontrei! Fico feliz por ver que têm mais uma menina :) Nós também já temos duas piolhitas :) A última vez que nos encontramos foi num retiro do Pe James em Fátima, lembram-se da Cátia e do Tiago? :) Vou ficar assídua do vosso blog...gosto muito!!! Obrigada pelas vossas partilhas tão lindas! Que Deus vos encha de bençãos, a todos!!! Ah!!! O vosso canto de oração é lindo!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Que belíssima ideia! Mesmo a propósito das nossas "pedrinhas", que nos desafiam à santidade... Uma óptima actividade para as Aldeias de Caná, não? Vamos sonhando... Bjs Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De fato, a nossa meta é a santidade. As crianças podiam se mascarar de um santo à sua escolha e estudar a sua vida. Por que não, nesse dia levarmos uma lembrança para as crianças, como forma de marcar que a santidade é a nossa maior recompensa e felicidade...Na verdade as crianças têm de viver estes dias em festa, sabendo que todos os sacrifícios que fazemos tem uma grande recompensa, a eternidade....vamos sonhando e materializando :-)

      Eliminar
  3. Olá Cátia! Que bom encontrarmo-nos aqui! Também estivemos presentes no último retiro do Pe. James. Parabéns também pelas vossas duas meninas. Que Deus vos encha de bençãos e vos torne uma família santa. Não foi por acaso que descobriram o nosso blog, acredito que o desafio de ser Família de Caná também é para vocês. Onde estão a morar? Leiam http://rezandoavidaemfamilia.blogspot.pt/2014/07/ser-familia-de-cana.html e visitem o blog dos nossos queridos amigos Família Power http://umafamiliacatolica.blogs.sapo.pt/ vale muito a pena! Quem sabe se nos encontramos num próximo retiro das Famílias de Caná? Depois digam qualquer coisa! Fico à espera dos vossos comentários e que se juntem a nós. Muitos beijos Rute

    ResponderEliminar