segunda-feira, 22 de junho de 2015

A salada de frutas

Cá em casa todos adoram fruta! A Sofia come pelos dois!
 Hoje no lanche preparei uma taça para cada um cheia de pedacinhos de fruta. Além da fruta da época e dos pêssegos que já estavam madurinhos na árvore juntei pedacinhos de manga e papaia. Mal se sentaram na mesa, mesmo antes da oração, a Clarinha começou logo a queixar-se que não queria comer. 
-" Não quero banana, e... não gosto de papaia!"- disse-me muito chateada. A Clarinha é a que fala mais de Jesus cá em casa e é aquela que mais gosta de falar em oferecer sacrifícios a Jesus mas também é aquela que é capaz de reagir mal e ficar chateada quando as coisas não correm como ela gosta.

Descobri uma arma poderosa capaz de tocar o seu coraçãozinho nesses momentos e voltá-lo para Deus. Desde que ela ouviu pela primeira vez o amor com que Jesus morreu na cruz por nós e o exemplo dos santos há um "click " dentro dela sempre que eu a lembro nesses momentos.

Muitas famílias se queixam que não sabem como lidar com os filhos, pois eles não lhe obedecem, não se portam bem. Pois aqui fica a minha dica: Não há nenhuma criança ( falo pela experiência da catequese) que fique indiferente aos exemplos e aventuras dos santos. As minhas crianças da catequese ficam de boca aberta a ouvir e perguntam: " A sério, catequista?!" Leiam, leiam muito acerca da vida dos santos e apliquem na educação dos vossos filhos e peçam a intersecção desse santo. Os mais pequenos não vão ficar indiferentes e verão muitas transformações nos seus comportamentos.

Ah, tenho uma notícia de esperança para vocês que dizem que os vossos filhos se portam mal!Gosto muito de ler a vida dos santos e por aquilo que tenho lido, uma grande parte dos santos na sua infância foram rebeldes e determinados! Anne de Guigné é um exemplo disso e morreu ainda criança.

Mal ela acabou de reagir porque não queria comer a papaia, olhei para ela e disse:

-" Sabes Clarinha, em África as crianças não têm estas frutas boas para comer e morrem porque não têm comidinha... Ah! Sabes, o que a amiga da mamã fez quando tinha 5 anos? quase a tua idade! O primeiro sacrifício, a primeira prenda que ela começou a oferecer a Jesus era esta: ela olhava para o prato que os tios lhe davam com a refeição e só comia aquilo que não gostava para oferecer a Jesus!.... fazemos o seguinte: comes dois pedaços de papaia e ofereces a Jesus!" ela olhou para mim pensativa e depois determinada disse:

-" Não mamã! Eu vou comer 6 pedaços grandes!"
-" Muito bem, Clarinha! Jesus vai ficar muito contente com a tua prenda mas primeiro vais até ao canto de oração e pedes desculpa a Jesus por teres reagido mal, ok?" Ela saltou do banco e até parecia outra e disse-me enquanto se dirigia para lá: 
-" Não podes ouvir a minha oração, mamã!" Depois voltou para o lugar e esforçando-se por ter cara alegre comeu tranquilamente.



Sem comentários:

Enviar um comentário