terça-feira, 28 de julho de 2015

A verdadeira alegria de estar com o Senhor não passa

Sempre fui fascinada pelas passagens bíblicas e pelo testemunho dos Santos que perante as adversidades, muitas vezes as piores que podemos imaginar custando até a morte física, eram capazes de dar testemunho da alegria e da confiança em Deus.

A narração da prisão de Paulo e Silas, passou muitas vezes na minha cabeça e eu passava imenso tempo a imaginar: "Como seriam aqueles hinos cantados com o corpo cheio de sangue e de chagas abertas?" " Como teriam força para louvar a Deus presos, sem comida e ensanguentados com dores por todo o corpo?". Quase que conseguia imaginar aquelas vozes a ecoar pela prisão, aquelas vozes penetrantes, que só a fé nos pode dar, aquelas vozes que eram o espelho da vida dos seus corações que não estavam presos ao corpo mas a Cristo. Como eu gostava de ter estado lá e escutado aqueles hinos...

"...prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.
E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade,
E nos expõem costumes que não nos é lícito receber nem praticar, visto que somos romanos.
E a multidão se levantou unida contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas.
E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
O qual, tendo recebido tal ordem, os lançou no cárcere interior, e lhes segurou os pés no tronco.
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam."
Atos 16:19-25



Nesses testemunhos eu sabia que aí estava um grande segredo para eu viver na minha vida: Não perder a alegria. Sim, é difícil! Mas eu não o podia desperdiçar! Sim, não é impossível! É uma caminhada que se vai fazendo...

É necessário estarmos sempre gratos por tudo o que nos acontece, seja agradável ou não. É necessário aceitarmos o que já passou e entregarmos o futuro mais nas mãos de Deus, do que nas nossas próprias forças. Mas eu só comecei a perceber melhor na prática quando comecei a suplicar ajuda a alguns santos. Chamo-os sem cerimonias ou distâncias mas com o coração. Como eles estão disponíveis para nos ajudar! Eles são os nossos irmãos mais velhos e já fizeram o caminho.

Há dias que eu sinto muito a presença do Senhor, expresso o meu amor e falo muito com Ele, acontecem-me coisas muito sincronizadas, consigo realizar mil e uma tarefas e um amor muito grande enche o meu coração capaz de unir todo o mundo. Estava num desses dias quando senti no meu coração a voz do Senhor: "Não é neste dia que demonstras o teu amor por Mim"
Achei um bocado estranho, pois sentia muito a presença do Senhor.

Por outro lado, há dias que parece que tudo corre mal, vocês sabem bem o que isso quer dizer...
Pois bem, estava eu num dia desses, em que até a presença do Senhor parecia mais longínqua e me esforçava por rezar com fervor sem êxito. Senti dentro de mim algo como: " Eu dou-te a alegria se Me amares agora."

Sou desafiada a amar mais o Senhor nos meus momentos difíceis, nas contrariedades, nas fraquezas, quando tudo corre mal. Como o Senhor me enche de alegria simplesmente por aceitá-las.

Se as coisas correm bem, alegro-me, louvo e agradeço a Deus, todas as graças pois é Ele que permite.
Se as coisas correm mal, sei que tal como as boas estas também são passageiras, esforço-me por aproveitar ao máximo e vivê-las sem reclamar e poder oferecer este gesto de amor ao Senhor.

Perdemos muito tempo com medo de coisas que podem correr mal, fixos naquilo que julgamos ser mau na nossa vida. Será que o Senhor está a dormir nos nossos momentos difíceis? Eu não acredito e mais, eu sei que ele sabe o que é o melhor para nós. 

Porque colocamos tanto peso nas coisas sejam elas boas ou más e não simplesmente as aceitamos como são? Se simplificássemos não seriamos todos mais alegres?

Já repararam que as coisas boas ou más são passageiras mas a verdadeira alegria de estar com o Senhor não passa?


2 comentários:

  1. Mais um post repleto de verdade e que me falou ao coração, Rute! Confiar mais no Senhor e alegrar-me n'Ele, em vez de ceder ao medo/cair no desespero, é uma batalha constante para mim. Este post fez-me lembrar as palavras de Sta. Teresa de Ávila:
    "Nada te perturbe,
    Nada te espante.
    Tudo passa,
    Deus não se muda.
    A paciência tudo alcança.
    Quem a Deus tem nada lhe falta,
    Só Deus basta."

    ResponderEliminar